Pages

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

João Batista e seu movimento underground

O tumulto político na Palestina, data de centenas de anos antes de Jesus, e sem entender um pouco dessa história, fica fácil tratar Jesus como apenas uma figura icônica e não um ser humano real com ensinamentos e política para todos nós.

Herodes, O Grande , que eventualmente ganhou o título REI DOS JUDEUS, era um rei meio Judeu, que derramou sangue por toda terra, através da escravidão massacres e guerras. Ele não era bem amado especialmente pelos Judeus. Herodes matou seus próprios filhos. Após sua morte, os 3 filhos sobreviventes lutaram pelo trono, e o povo Judeu novamente estava preso em uma bagunça real.

O Rei Antipas( filho do Rei Herodes) acabou dispensando sua esposa e casando com a mulher de seu irmão. João Batista, primo de Jesus, tinha algumas coisas a falar sobre isso – as escrituras registram a sua crítica sobre a ostentação de Herodes ( Mateus 14:3 a 5) . João questionou todo estabelecimento e pessoas se ajutantavam com ele no deserto. João era o novo Êxodos. Ele convidava as pessoas dos centros da civilização pra virem ao deserto, às margens para encontrar a Deus. Todos os sonhos de Roma foram feitos irrelevantes enquanto ele comia gafanhoto e fazia suas roupas com pele de camelo. E as pessoas não iam ao deserto apenas pra fugir do mundo, eles iam ao deserto para salvar o mundo.

Como elas eram para os ancestrais de João no deserto, fora das terras do Faraó, as margens do império não eram apenas um meio, mas também o vórtex do Reino de Deus. Pessoas iam para o deserto para tirar Roma de dentro delas, se purgando do Império e vendo o mundo despido da fabricação da civilização. Até os coletores de impostos e soldados, os ricos e os poderosos protetores do Império, deixavam os centros da civilização para encontrar Deus nas margens. E João pregava “Arrependei-vos”, uma mensagem mais forte do que um neon preso numa parede. Era um convite radical a repensar a maneira que vivemos. Pode ser traduzido por “Mude sua mente”, “Repense sua vida”, “Pense em como você pensa”, ou “Mude sua vida completamente”. Esse convite afeta tudo que somos e possuímos. Junto com esse convite ele disse aos que tinham dois casacos para compartilhar um com o estranho que sente frio.

As Escrituras dizem que Herodes queria matar João, mas tinha medo porque as pessoas o consideravam um profeta. João tinha um movimento underground e tanto de comedores de gafanhotos e vestidos de pele de camelo revolucionários no deserto. O historiador Josefus diz, “Herodes, que temia a grande influencia que João tinha sobre as pessoas, temia uma rebelião (pois as pessoas pareciam inclinadas a fazer qualquer coisa que ele alertasse) e achou melhor o matar, para prevenir qualquer dano que ele pudesse causar.

Fonte: Solomon, Faith Hope Love

Um comentário:

  1. Muito legal, nunca tinha visto por este lado de João ter tido um movimento underground.

    ResponderExcluir

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!