Pages

sábado, 30 de junho de 2012

MAMON - REVERBERIO

Dica do meu amigo Enock Lou.



Há muitos deuses presentes nesta terra.
Na verdade há uma guerra em pleno andamento.
E nesse movimento, não quero sair do Tom.
Vou descrever Mamon um deus tirano e ciumento.
O Tal Mamon vulgo dinheiro é como rato no celeiro destroi sem piedade.
E por ama-lo muitos perdem o tino desavenço e desatino e retornar as vezes é tarde.
O dinheiro é um péssimo senhor mas o bom domador pode torna-lo um escavo 
É é brabo quem discuida ele domina ilude e fascina faz o papél do cravo.
É prende compra e vende, seduz ninguem entende onde quer chegar.
É preciso tato meu camarada o vil é uma estrada que pode ou não te abençoar.

A vida tem montanhas e vales o amor ao dinheiro é raiz de todos os males.

Pra muitos o dinheiro é religião, motivo de adoração de noite e de dia.
Ocupando totalmente o pensamento e nem por um momento a mente esvazia.
O cabra sonha com libra esterlina, euro, dolar, ganhar na quina e acumular. 
É o credo da seita monetaria, intransigente e perdularia não se deixe dominar.
O dinheiro é um mal nescessario não sou contra ao contrario, tambem dele faço uso.
Mas o abuso é o que destroi, feito ferrugem corroe a gente entra em parafuso.
"Tendo o suficiente pra vestir e comer quero mais agradecer ao Deus todo poderoso".
Passo aperto, sufoco porem não estranho se acasso pintar um extra pra mim é ganho. 

A vida tem montanhas e vales o amor ao dinheiro é raiz de todos os males.

MAMON - REVERBERIO

Panfletos clássicos: "Jesus Salva" de T.L. Osborn

Nós iremos compartilhar com os irmãos uma relíquia: um panfleto evangelístico de Thomas Lee Osborn, hoje com 88 anos anos, respeitado evangelista pentecostal que em 1957 fez uma grande cruzada na Uganda, levando a palavra de Deus àquela região, para conhecermos uma síntese daquilo que poderíamos estar levando em nossos evangelismos pessoais e que infelizmente temos feito tão pouco isso.

OBS: O texto foi um pouco adaptado na questão de sinais ortográficos, pois é um panfleto muito antigo (anos 60).

"Já lançaste uma corda a uma pessoa prestes a perecer afogada, e a puxaste para terra firme? Já salvaste uma vida?

Alguém já te salvou da morte?

Já arrancaste alguém de uma casa a incendiar-se? Já salvaste alguém? Alguém já te salvou?

Estás salvo? Sabes que estás em perigo? Se continuares nos teus pecados, irás à perdição eterna no inferno. A Bíblia nos diz que todo o que não tem seu nome inscrito no Livro da Vida será lançado no inferno.

Quero dizer-te como podes ser salvo do inferno, salvo de teus pecados, salvo da morte, salvo da doença, salvo do mal.

Podes ser salvo imediatamente!

A Bíblia diz: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores," I Timóteo 1.15.

O anjo disse: "Chamarás o seu nome Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados." Mateus 1.21.

A Bíblia diz: "Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele." João 3.17.

E Pedro acrescentou: "Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo." Atos 2.21.

O homem não foi criado para uma vida de pecado e doença. O homem foi feito para andar com Deus. Mas o homem pecou e seu pecado o separou de Deus.

Mas agora, graças a Deus, Cristo Jesus "Veio ao mundo para salvar os pecadores", para TE salvar.

Todos vós podeis ser salvos hoje. É isso de que careceis, ser salvos, e conhecer Jesus Cristo como vosso Salvador pessoal.

Mas o que quer dizer ser salvo?

PRIMEIRO: Quer fizer nascer de novo, tornar-se filho de Deus.

A Bíblia diz: "A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." João 1.12.

Como é grande maravilha que o homem pode renascer, nascendo na família real de Deus! Nasceste uma vez, nascendo no pecado, um filho de pecado, um servo do diabo. Ora Cristo diz: "Necessário vos é nascer de novo." João 3.7. Deves converter-te, salvar-te, mudar-te, ser feito de novo.

Se aceitares Cristo Jesus na tua vida hoje, tornar-te-ás um filho de Deus, pois "Cristo veio salvar pecadores." Queres renascer hoje?

O que mais significa ser salvo?

SEGUNDO: Ser salvo quer dizer receber uma nova vida espiritual.

Paulo diz: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5.17.

É justamente isso que acontece quando Cristo te salva. Acontece uma conversão. Os desejos, hábitos antigos e doenças desaparecem. Tudo se torna novo. Recebes uma nova vida, uma nova natureza, novos desejos, novas aspirações. Recebes a vida de Cristo.

Ele disse: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10.10.

E o TERCEIRO  marco de ser salvo é o de receber paz.

Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou." João 14.27. Ele disse: "Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz." João 16.33.

A paz verdadeira vem somente com o perdão e a salvação de Cristo. Os homens no pecado jamais alcançarão paz na alma. A Bíblia diz: "Para os perversos, todavia, não há paz, diz o Senhor". Isaias 48.22. Porém, "sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5.1.

Anseias tu pela paz na tua alma?

Então o QUARTO marco de ser salvo é ter comunhão com Deus.

Fostes criado à semelhança de Deus, para andar e conversar com Eele. Mas teu pecado te separou de Deus. Em vez de teres comunhão com o Pai atualmente, temes a Deus; o pensamento de encará-lO te atemoriza. Ficas condenado e com marcos da tua culpa diante de Deus por causa dos teus pecados.

É somente Cristo que pode salvar-te de teus pecados. Ele quer apagar todas as manchas e te apresentar a Deus com um registro limpo, como se jamais houvesse pecado. Então podes dizer como João: "A nossa comunhão é com o Pai, e com Seu Filho Jesus Cristo." I João 1.3.

Ele será um "AMIGO mais chegado do que um irmão." Provérbios 18.24.

Queres aceitá-lO hoje?

QUINTO: Ser salvo quer dizer receber a cura do físico.

A  Bíblia diz: "Servireis ao Senhor vosso Deus, e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades." Êxodo 23.25.

A Bíblia diz: "É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades." Salmos 103.3.

A salvação inclui a cura do físico e o juízo perfeito. Ser salvo quer dizer ser são espiritual e fisicamente.

Nos Evangelhos, Cristo sempre perdoava os pecadores e curava os doentes e Ele "é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13.8.

Cristo está aqui para te salvar hoje. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." II Coríntios 6.2.

Queres recebe-lO agora? Queres ser salvo? Ele prometeu: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Romanos 10.13.

Essa promessa é para TI, AGORA!"

Abaixo segue os scans do panfleto, caso queiram imprimir com a gravura ou queiram guardar imagens dessa relíquia, pois são poucos panfletos evangelísticos atualmente com uma mensagem tão marcante e direta como o desse (CLIQUE NAS IMAGENS PARA EXPANDIR).



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Se eu pergunto muito é porque não acredito em nada?

Se eu pergunto muito é porque não acredito em nada?
Dúvida é parte da fé. A gente pensa que não, que a fé é uma espécie de certeza cega, absoluta e não espaço para nenhuma duvidazinha, nenhum medinho. Não é verdade. Qualquer espaço para questionamento pode ser aproveitado para aumentar e até se chegar à fé.
Tem gente que sente culpa por ter perguntas. Tem até gente de fé que diz não devemos perguntar muito, que fé é uma espécie de salto no escuro. Bobagem. Fé verdadeira é um passo num clarão muito claro, se me perdoarem a redundância.
Talvez você já tenha uma convicção qualquer sobre Deus. Talvez você seja ateu, porque meio que está na moda, ou pense que existem muitas verdade e qualquer uma serve.
Tudo é uma questão de fé, e se você é ateu, tem fé que Deus não existe, do mesmo jeito que um crente tem fé na existência dele. Não importa qual seja sua convicção, se você tem algum espaço para dúvida, uma pergunta qualquer na mente ainda este livro vai te ajudar.
Mas tão ruim quanto se sentir sem fé só porque se tem dúvidas, é pensar que sua  convicção é tão sólida que nunca poderá ser questionada. Existem  pessoas que se aferram às suas convicções não por causa de certeza mas por causa de medo. O medo de perder algum tipo de segurança que aquela convicção lhe dá. Nossa alma é muito mais complexa do que pensamos.

Vi no Blog da Bráulia Ribeiro

terça-feira, 26 de junho de 2012

E-Books: Apologética da Apologética À Luz da Bíblia


Mini livro, mais um guia de questões feitas contra os apologistas da atualidade, questionamentos gerais, respostas sobre esses sofismas clássicos, como "quem critica não faz nada" ou "não toqueis no meu ungido", entre outros. Vem também com uma seção de vários textos bíblicos a favor da apologética.

E o melhor, TOTALMENTE GRÁTIS!!! Livre distribuição, sem surpresas. Espalhem pra quem puder!

BAIXEM AQUI!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mar de rosas e espinhos



Faz um tempinho que o blog não aborda esse assunto, mas vou mandar essa frase que li NÃO num livro de aconselhamento de casais, não numa dessas pregações "em nome do amor", e sim num Gibi do Superman (pois é...).


‎"Um casamento não é construído de flores, champanhe e beijos, um casamento é temperado a FOGO!" (Ella Lane, mãe da Lois Lane).


Concordo integralmente com essa frase, e refletindo num comentário da Loren Bittencourt sobre essa frase que eu soltei no Facebook, " HQ ensinando mais que líderes de jovens que dizem ser tudo mar de rosas quando você encontrar seu príncipe/princesa perfeita.", eu decidi escrever esse pequeno texto como um alerta à muitos "conselheiros jovens" e "líderes jovens".

É que em nossa época está sendo ensinado um falso casamento, o casamento se tornou um subterfúgio, um escape, que "Deus está preparando pra você uma pessoa perfeita", como se com tal pessoa você NUNCA tivesse problema algum, que não iam ter divergências (ou seja, você vai casar com um robô pré-programado para pensar IGUALZINHO a você).

Deus ao criar o homem e a seguir a mulher, quando da criação da mulher disse "farei uma pessoa que o ajudará e estará ao seu lado". Não falou "farei alguém que tenha EXATAMENTE o mesmo pensamento que o homem", não mesmo. Por terem diferenças de pensamento e de necessidades é que ambos podem crescer juntos, podem buscar verdadeiramente em Deus o caminhar em união nos momentos em que as pétalas da rosa são substituídas pelos espinhos. 

Que os líderes jovens possam ler esse texto e percebam que temos que ensinar todos os lados de uma moeda muito valiosa, mas por isso mesmo complicada para conquistar e manter firme.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os "supermans" televangelistas



Eu ri - e ao mesmo tempo, chorei de tristeza - dessa frase simples do perfil da Desciclopédia no Twitter:

"Tem horas q eu queria ser um pastor famoso. Eu ia poder fazer a merda que eu quisesse q sempre ia ter um monte de otário pra me defender."


Frase forte, dura e pra muitos inaceitável. Pra mim é a triste realidade de uma igreja cristã vendida para os "supermans" televangelistas. Da mesma forma que Pat Robertson, Jimmy Swaggart, Jim Bakker, Benny Hinn, Morris Cerullo e Mike Murdock nos EUA, aqui no Brasil sofremos a assolação nas mãos de "evangelistas" famosos, como Malafaia, Macedo, Valdemiro Santiago, R. R. Soares, Robson Rodovalho, os Hernandes e porque não Padre Marcelo Rossi. Todos ensinando um pseudo-evangelho onde Jesus não é o centro, e sim o Seu poder de abençoar, e mesmo esse poder estaria submisso ao querer do ser humano e não mais para a devida glória do Eterno. Sob um discurso de fachada de "Deus nos quer felizes" e "Deus nos ama", justificam assim que Deus faria TUDO O QUE QUISÉSSEMOS só pra nos ver felizes, pois aparentemente nós "nascemos pra vencer". Nada mais falso.


Dá tristeza ver que como se não bastasse tanta enganação o povo que se diz povo de Deus absorve essa enganação como se fosse algo natural e o que é pior, chamam a todos que discordam desses falsos profetas de "recalcados, invejosos" e argumentos similares. Dizem que não podemos julgar usando Mateus 7:1-4 e não analisam nem o contexto desses versículos pra perceber que não estamos julgando aquilo que também praticamos. Alias, como muitos desses que defendem esses pastores acham que os ensinos deles não estão nem um pouco errados, senão "Deus não tava prosperando o trabalho deles". Em certos momentos até esses pastores se tornam quase semideuses, super-heróis inatingíveis, que não podem ser tocados (usam o "versículo" "não toqueis no meu ungido", que até onde eu vi, nem existe). 


Quero deixar bem claro que em primeiro lugar Deus abençoa o trabalho de quem ele quiser. Como Ele mesmo afirmou nas Escrituras Sagradas "Ele faz nascer o sol sobre todos e faz chover sobre justos e injustos" (Mateus 5:45). Ele abençoa justos e injustos, e nem por isso um injusto vai ser salvo. E injusto, vale salientar, não é só quem "odeia a Jesus declaradamente". Isso vale pros que dizem "Senhor, Senhor", mas vivem distantes de Cristo no que tange a uma vida realmente santa (Mateus 7:21). Portanto, todos nós devemos nos acautelar para não cairmos nesse erro.


Em segundo lugar, não somos "recalcados" nem "invejosos". Não estamos errando em denunciar os erros dos irmãos. Existem DIVERSOS versículos bíblicos que comprovam que podemos e DEVEMOS denunciar, até mesmo usando o nome de quem pecou, para que a justiça seja feita e proclamada. Eu não critico esses homens pro mal deles. Eu oro pela vida deles, oro pela vida de quem segue cegamente seus ensinamentos, mas não posso me calar pro erro deles, que é notório e está levando toda uma geração a tropeçar. E não, não somos a geração de Samuel. Se fossemos, não nos iludiríamos com falsas vozes, saberíamos qual é a voz de Deus. Nós somos na realidade a geração de Balaão, a que ama "inovações", sem ver se elas procedem ou não da Verdade. Pros preguiçosos que não leem mais a Bíblia e se contentam com versículos fora do contexto soltos por programinhas de TV, vou deixar aqui um link de um texto com vários versículos que comprovam nossa autoridade para julgar os erros e denunciá-los.


Em terceiro lugar, essa de "não toqueis no meu ungido" não cola. Primeiro porque quem garante que a unção do dito-cujo realmente veio de Deus? E mesmo que tenha vindo de Deus, ninguém aqui vai enfiar a espada no bucho desses homens pra vocês usarem o exemplo de Davi e Saul (I Samuel 24: 6). Pois bem, Davi não feriu Saul em nenhum momento, mas ISSO NÃO IMPEDIU DAVI DE DENUNCIAR A FALHA DE SAUL. Vejam os versículos seguintes, garotinhos:


"E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares. Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti. Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade; porém a minha mão não será contra ti. Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga? O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão. "
1 Samuel 24 :9 -15)

Frisem as frases em negrito e vocês verão que Davi fez MUITA QUESTÃO de denunciar a Saul e a todos que ali estavam o erro do mesmo. Davi falou sem medo algum o quanto o rei Saul estava errado, sem feri-lo nem matá-lo. Nós não fazemos em nada diferente desse homem chamado Davi. Não queremos notoriedade entre os homens, pois sabemos que na verdade falar mal dos "poderosos" nos traz é o ódio geral de quem morrerá seguindo esses enganadores como cordeiros mudos e cegos. Na verdade queremos mesmo é ser conhecido nos céus, quando estivermos diante do Senhor e ouvirmos um "bem está, servo bom e fiel, sobre o POUCO foste fiel e sobre muito te colocarei, entrai no gozo do teu Senhor".


Pra finalizar, o último ponto que vou deixar como pergunta capciosa pra muitos crentes que defendem esses "supermans" gospel com tanto ímpeto devido ao aparente sucesso de seus ministérios na Terra: a Igreja Católica Romana também cresceu assustadoramente na Idade Média, explorando, perseguindo e matando pessoas. O ateísmo e o materialismo, que negam a Deus, está crescendo e muito nos últimos tempos, bem como o movimento LGBT, a corrupção na política em Brasília e diversos outros movimentos INEGAVELMENTE mundanos e diabólicos. Algum de vocês irá dizer que o sucesso desses movimentos é uma prova de que DEUS É COM ELES? Pensem bem.


Que Deus abra cada dia mais nossos olhos e nossas mentes, pois o diabo está literalmente cirandando muitos de nós como trigo (Lucas 22:31). 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A indigesta mensagem antiterrenal





"Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou". (João 6: 26-27)

Jesus num certo dia foi à cidade de Tiberíades (João 6), onde uma enorme multidão subiu com ele até um monte, para ouvir sua mensagem e, mais que isso, ver e experimentar seus milagres. Não imaginavam eles que Jesus operaria um dos mais impressionantes sinais dos seus 3 anos e meio de ministério: alimentar com apenas 5 pães e 2 peixes cinco mil homens, afora mulheres e crianças, o que daria numa cifra aproximada talvez 30 mil pessoas.

Mas se achamos que o ponto alto de Cristo com esse sinal seria alimentar os povos com essa comida humana que perece, enganamo-nos. Jesus tinha como REAL objetivo levar aquelas pessoas que se saciaram do pão a SE SACIAREM DA PALAVRA DE DEUS, ou seja, SE SACIAR DELE MESMO. Não que Jesus seja realmente contra termos empregos ou não nos abençoaria com bençãos terrenas, mas que essa JAMAIS deve ser nossa meta em buscá-lo, pelo contrário, devemos buscá-lo por quem Ele é e não pelo o que Ele tenha a oferecer no sentido humano.

Vejamos pois a atitude daquele povo após o sinal realizado: por um pouco não tornaram Jesus um rei (vv. 14 e 15), mas logo se esqueceram disso e quando Jesus os repreendeu por sua gula e desejo de buscá-lo apenas para saciar a fome humana de cada um deles, eles já pediram se Jesus tinha algum outro sinal, algum que provasse que Ele era quem dizia ser (v. 30). No fundo o que eles queriam mesmo era que Jesus, como o Messias que eles fantasiavam, iria fazer cair o maná dos céus pra que não tivessem mais que se esforçar em saciar seus ventres (v. 31). Cristo de imediato mostrou que Ele não tinha que fazer descer pão perecível do céu, pois Deus havia mandado o pão verdadeiro, O PÃO VIVO que dá a vida por todos e dá vida eterna, ELE MESMO (vv. 32-35), só dependia de crerem em Sua Palavra.

Muitos desses não aceitaram essas palavras, considerando o discurso "duro", indigesto (vv. 60-66). Eles não queriam renunciar seu ser para Cristo, o real objetivo daquele povo eram as coisas dessa terra fétida e perecível. E quantos de nós não somos assim hoje em dia? Numa época em que muitos "pastores" ao invés de apregoarem essa mensagem, têm comichão dela, a escondem debaixo do tapete e ensinam as facilidades para o caminho do céu. Fazem diversas pessoas acharem que Jesus as promete coisas mirabolantes e impressionantes, bastando elas darem 900 reais, 911 reais, 1000 reais em 10 prestações, "lançando sua semente", ou pegando a rosa ungida, a água do Rio Jordão, a mini cruz, a meia ungida (e com chulé, rsrs) do Valdemiro Santiago... tudo pra conquistar bençãos. Nos tornam mais que vencedores e com poder de exigir do Senhor e determinar qualquer coisa, qualquer sonho que quisermos, porque nossos sonhos são os sonhos de Deus (que ultimamente segundo o raciocínio de muitos pastores aí andaria com sonambulismo, só ver os desastres que Ele não evitou, ou será que Ele não é onipotente mais, né Ricardo Gondim?). Hoje em dia o maior sinal de Jesus, o sinal do profeta Jonas, o sinal da crucificação que nos deu a vida eterna não tem mais a importância que outrora teve. Não, não, hoje em dia vale mais "sacrificar seus 5 pães e 2 peixinhos para obter 12 cestos cheios de pão". Agora mais vale ter multidões do que ver todos saírem e só ficarem aqueles que querem viver das Palavras de Vida Eterna (vv. 67-68).

Que Deus tenha misericórdia de nós como igreja, que esquecemos da importância de Cristo!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

I Epístola de Paulo aos Brasileiros/Coríntios



Impressiono-me quando leio I Coríntios. Por um simples motivo: parece-me estar vendo um espelho da igreja brasileira. Se Paulo fosse apóstolo nos dias atuais, iria escrever não uma I Coríntios e sim uma I Brasileiros. Abusos doutrinários, dissensões, ganância, falta de amor verdadeiro e acobertamento de pecados, tudo isso se reproduz de maneira absurda nos tempos atuais.

Nesse post faremos um estudo aprofundado das características básicas da igreja brasileira que são localizadas na igreja de Corinto à época da referida carta.

1º) Dissensões  (I Co. 1:10-13; 3:1-4): A igreja chamada cristã no Brasil está sofrendo do mesmo mal dos tempos de Corinto, com as diversas lideranças e pior que isso, o tornar tais lideranças como fundamentos de sua fé no lugar de Cristo (I Co. 3:11). Defendem pastores como donos de toda a razão, mesmo eles ensinando coisas erradas e falhas (tornando-nos com isso piores que Corinto, que ao menos seguiam pastores que ensinavam a verdade). Afora os "mais espirituais", que queriam distância dos outros ao invés de exortá-los ao arrependimento, diziam somente "eu sou de Jesus" de maneira religiosa e sem amor algum.

Não devemos colocar nossa fé em fundamentos humanos, placas de igreja, se somos arminianos ou calvinistas, pré-milenistas, amilenistas ou pós-milenistas, se tocamos rock ou só música da harpa cristã ou se nossa igreja usa anágua ou não, isso não deve nos separar. Pior ainda é fundamentar nossa fé em ensinos perniciosos, como a Teologia da Prosperidade, a Teologia Liberal ou a Teologia Relacional. Temos que deixar de ser carnais, e nos tornar homens espirituais, que a tudo discernem (I Co. 2: 15).

2º) Ensinos humanos (I Co. 2: 1-7; 1: 17-25): Fugindo de tudo o que a Bíblia ensina sobre a Verdade do Evangelho, muitos homens se perdem em labirintos da sabedoria humana. Tentam colocar até mesmo justificativas de filósofos, cientistas e pesquisadores acima da Palavra de Deus. Quem lê o discurso de Ricardo Gondim acerca do tsunami no Japão vai perceber falhas tremendas de um homem que se deixou levar pelos "paradigmas das ciências sociais pós-modernas" segundo as palavras do próprio, que fugiu do conceito bíblico pra defender um deus impotente que ama demais os homens, mas nada pode fazer diante de tragédias.

Quando caímos no erro da teologia relacional (e não é muito difícil de acontecer, é só usar o discurso do "Deus entende porque eu fiz isso" para se justificar de um erro como algo "impossível de evitar") nós estamos dando lugar à nossa sabedoria humana. Do discurso anti-onipotência de Gondim às falácias de Silas Malafaia e Edir Macedo, entre outros, estamos rumo a autossuficiência humana em detrimento da soberania Divina de Sua eterna sabedoria e entendimento, verdadeiro guia para os que seguem a "loucura" de Deus, a loucura da salvação e da SOLA SCRIPTURA como fundamento da fé.

"Ninguém se engane a si mesmo: Se alguém dentre vós se tem por sábio nesse mundo, faça-se louco para ser sábio" (I Coríntios. 3: 18)

3º) "Desigrejamento" e autossuficiência (I Co. 4): Diversos cristãos hoje em dia ou simplesmente pararam de ir à igreja ou quando vão, ignoram os ensinamentos que são passados. A bem da verdade, muitas igrejas de fato cuspiram fora os ensinos puros do Senhor, mas ainda existem muitas igrejas sérias e verdadeiras, e muitos de nós ainda assim tornamos as mesmas como clubes sociais, em que vamos "bater ponto" e ir pra falar com nossos amiguinhos. Isso quando ainda vamos até o templo. Para que vocês tenham uma ideia, existe na minha própria congregação dois casos opostos. Um é de uma irmã que NÃO TEM NENHUMA DAS DUAS PERNAS, já é uma senhora avançada em idade e mesmo assim, ainda que de carona, sempre vai pra igreja. Houve uma época em que ela tinha uma das duas pernas e chegou a vir SOZINHA para a igreja, nós nos assustamos até pela atitude dela, arriscada, mas ela o fez por amor a Cristo. Bem ao contrário de uma outra, que mora a poucos metros de distância da igreja. Ela está de cama, de fato não tem condição alguma de se deslocar, entretanto o esposo dela está completamente são. Na casa tem vários parentes e empregados, mas ainda assim o homem se recusa a ir para a igreja. Vejam como as coisas são.

Muitas vezes desprezamos conselhos de líderes. Queremos viver "a independência do Evangelho", só que da maneira errada. Jesus colocou líderes para nos ajudarem na caminhada na fé. É claro que hoje em dia muitos líderes estão fugindo da realidade do Evangelho, mas é aí que Cristo nos deu Sua Palavra e o Espírito Santo para provarmos os espíritos. E também escolheu alguns como eu para denunciar abusos e erros que existam na igreja, para que todos nós cresçamos na fé e sigamos o Evangelho verdadeiro. Quem é verdadeiro dependente de Deus saberá reconhecer um líder real e irá respeitá-lo como tal. 

4º) Encobertamento/Aceitação do pecado (I Co. 5): O absurdo extremo de muitas vezes esconder o pecado de um líder ou de alguém importante dentro da igreja. Isso é clássico, e existe há tempos. Quantos líderes seguem incólumes mesmo após serem pegos em flagrante adultério, fornicação, roubo de ofertas e dízimos, entre outros erros dentro da igreja ou erros externos à ela. Mas, pior que a Igreja de Corinto, estamos em muitos momentos BEATIFICANDO o pecado. Igrejas que não vêem nenhum problema em seus liderados viverem em situação marital fornicária, jovens "ficando" por aí, líderes mulheres entrando de decote e microssaia na igreja, membros da igreja bebendo tudo que tiver etanol, entre outros. Isso sem contar as igrejas "inclusivas", que viraram mania por aí, não só aceitando como membros e até mesmo líderes pessoas homoafetivas, como até mesmo casando-as.

O acobertamento e, pior que ele, a aceitação do pecado como algo normal é INADMISSÍVEL para a saúde da igreja cristã. É absurdo e é um cuspe na face do mesmo Cristo que nos disse "se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, nunca alcançarão o Reino dos Céus" (Mateus 5:20). Se virmos um irmão pecar, TEMOS que aconselhá-lo à mudança, e se o mesmo insistir após 2 ou 3 admoestações, devemos PUBLICAMENTE como líderes expô-lo como gentio, como ÍMPIO (Mateus 18: 15-17). Devemos nos posicionar contra os erros de líderes ou membros que estão vivendo em pecado ou ensinando erros (neste caso, temos que ser combativos e estar preparados para combater falsos mestres e calá-los).

"Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas DEUS julga os que estão DE FORA. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." (I Co. 5: 13) 


5º) Litígios humanos (I Co. 6: 1-11): Assustadoramente diversos cristãos entram em litígios por motivos humanos. Negociatas, empréstimos, fofocas, diversas causas humanas tolas, as quais eu já expus um pouco do parecer de Paulo no primeiro tópico, mas que Paulo dá uma outra luz: perdão e arrependimento. Nem sempre o segundo ocorre (infelizmente) e em alguns casos leva-nos a tribunais humanos mesmo, mas o perdão deveria ser uma coisa normal de todos nós. Muitas vezes precisamos perder pra ganhar. Mas infelizmente a mágoa se tornou rainha nos corações de muitos de nós. Temos que destruir a mágoa e o orgulho em muitos momentos para que realmente vivamos como irmãos (Romanos 12: 18).

6º) Indecência (I Co. 11: 1-16): Antes que os sabichões venham a mim dizendo "mas isso é pra igreja de Corinto apenas", não vou aqui mandar nenhuma mulher usar véu ou homem cortar o cabelo (rsrsrs). O centro da questão é a decência e o pudor cristão. Naquela época, mulheres que não usavam véu eram tidas como prostitutas. Hoje em dia quem vai dizer isso da cantora cristã que usa calça "super acochada" e faz poses sensuais nos shows?  Peço de antemão perdão pelo link que vocês verão, e ainda vai ter quem me critique após ele (rsrsrs), mas isso meio que acontece nos templos também né? Irmãs com decotes NADA comportados, irmãozinhos achando que estão numa academia de ginástica, entre outras coisas tão indecentes quanto (as vezes você tá tão bem vestido e falando abobrinhas a torto...).

Isso é uma discussão antiga e eu não tou aqui querendo baixar a lei do anágua nem que as igrejas imponham doutrinas acerca de usos e costumes, mas um cristão e uma cristã sinceros irão vigiar tais coisas. Ou você acha lindo ficar "se agarrando" dentro do templo? Você pode achar MARAVILINDO, mas Jesus REPROVA!

7º) Desrespeito/Gula (I Co. 11: 17-34, com ênfase nos dois últimos versículos): Aqui não irei abordar a prática da Santa Ceia (essa aí em geral não há muitos problemas litúrgicos ou gerais nas igrejas evangélicas), mas de algo mais sutil: a gula. Casamentos, aniversários, festas da igreja e outras similares, todas viraram palco de um horrendo espetáculo feito por diversos crentes, que se empanturram de tanto comer, as vezes se deixarmos os irmãos fazerem o "self-service" eles irão pegar tanta comida que não vai dar pra todo mundo. Pior: as vezes não comem NEM A METADE, jogando o resto fora. Gula é um pecado sério. Não tem nada a ver com os sete pecados capitais, pois isso é crendice, mas é sim pecado e sério! (Provérbios 23: 3, 20-21)

"Mas, se alguém tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação" (I Co. 11:34a)

8º) Abuso no uso dos dons espirituais (I Co. capítulos 12, 13 e 14): Três capítulos dedicados a falar do abuso no uso de dons. Acho que se fosse pra nossa igreja seriam uns 10 capítulos. Sabe I Co. 14: 26 ao 31? Pois é, esses versículos, base da doutrina dos dons espirituais que são usados PARA EDIFICAÇÃO de todos nós, não são seguidos. É um carnaval do babel de pessoas todas falando em línguas sem interpretação, um monte de profetadas sem nenhum julgamento bíblico, é um "shury canta" pra cá, um "eis que te digo" pra lá. Esse tópico, bastante extenso, irei abordar com mais cuidado e mais detalhadamente em um próximo estudo. Mas de antemão fica a lição de I Coríntios 14:26:

"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, doutrina, revelação, língua, interpretação, tudo para edificação".

Que Deus nos ajude como Igreja sua a mudar esse quadro negro que pintamos.

(Texto atualizado após remoção de alguns links - em especial vídeos de cantores gospel que devem ter se sentido ofendidinhos, ou os fãs deles, sei lá rsrs)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sal sem gosto, lâmpada queimada

Um alerta para toda IGREJA!



"A água da fonte parece brotar
Dos olhos de um povo, intenso chorar
Que segue seu rumo por todo o lugar
Ela vem de longe e não vai parar
Seguindo o seu leito, às águas do mar (ôôô)
Não tendo final

A água da fonte parece mostrar
Os erros de um povo em não aceitar
Alguém que é Senhor, soberano e conduz
O amor e a vida, o sol e a luz
A fonte suprema que venceu a cruz (ôôô)
O Filho de Deus

Vós sois o sal da terra
E a luz deste mundo
Mas se não a gosto
E as trevas te impedem
Como vais alcançar o reino de Deus
Se a correnteza anda para outro lugar
Vem beber da fonte
Das águas do mar (ôôô)
Da palavra de Deus
Não tendo final
Da palavra de Deus"

(Catedral - Fonte)


E o que você tem sido? Um sal sem gosto? Uma lâmpada queimada dominada pelas trevas?

terça-feira, 12 de junho de 2012

Então Silas, o senhor não viu nenhuma refutação?



Então leia isso... hehehe

EDIT: Bem observado por um amigo meu, Silas nessa seção só fala de boleto bancário como opções para contato, depois fala que não pensa em dinheiro...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Perseguidos pela verdade

Vi essa música do Larry Norman e realmente muito disso pode ser aplicado aqui mesmo no nosso Brasil.



"Há cristãos na Rússia, eles se encontram no subsolo,
Na China, eles são mortos quando eles são encontrados.
E em Cuba os cristãos vivem nas montanhas
Porque não é seguro nas cidades.

E pensar que isso poderia acontecer aqui na América,
Eu sei que você acha que não é verdade,
Mas está acontecendo com os cristãos aqui na América,
Espere até que aconteça com você.

Os cristãos em Berkeley está passando Bíblias
E o alimento a quem tem fome
Eles estão esperando para ajudar as pessoas desta maneira.
Mas há ameaças da vida
De seus líderes e esposas,
Eles não são bem-vindos para ficar.

E pensar que isso poderia acontecer aqui na América,
Talvez você pense que não é verdade,
Se você não vê acontecendo com os cristãos aqui na América,
Espere até que aconteça com você.

Há uma igreja clandestina e está seguindo Jesus
E esperando para atender às necessidades das pessoas
Mas não temos tempo para construir belas igrejas pequenas,
Além de não precisar -
Nós estamos levando a nossa igreja nas ruas.

E nós estamos distribuindo folhetos e panfletos clandestinos
De Buffalo para Monterey
E nós estamos falando sobre Jesus e, de repente
Nós somos presos e levados.

Então eu lhe pergunto, América, onde você está?
Seu povo está morrendo de fome, eles estão derrotados e estão estuprados
E eles estão morrendo em celas, então quais são seus planos?
Eu não estou falando com você congresso ou políticos
Ou Panteras Negras ou muçulmanos ou Nixon ou Birch,
Estou dirigindo esta música para a igreja.

Porque eu estive em suas igrejas e sentei-me em seus bancos
E ouvi sermões sobre quanto dinheiro você vai precisar para o ano.
E eu ouvi que você faz referência a mexicanos, chineses, negros e judeus
E eu percebo que você deseja que todos nós sumíssemos.

E vocês se chamam cristãos, quando na verdade vocês não são,
Vocês estão vivendo suas vidas como querem.
Se você é realmente um cristão, coloque-se no seu lugar
E siga onde quer que Deus queira nos levar.

Eu não estou falando de religião, estou falando sobre Jesus,
Coloque todos os seus planos na prateleira,
Vamos parar de marchar para a paz, e começar a marchar para Jesus
E a paz vai cuidar de si mesmo.

Bem, eu rezo para que nós, cristãos, saiamos dos nossos sofás
E defendamos o que acreditamos
O tempo é muito curto, e Cristo está voltando
É melhor se preparar para sair.

Nós que somos cristãos devemos acender a luz,
Então, a verdade vai brilhar como o dia
Jesus virá como um ladrão na noite,
E ele vai levar todos que o amam embora.

Há cristãos na Rússia, eles se encontram no subsolo,
Na China, eles são mortos quando eles são encontrados.
E em Cuba os cristãos vivem nas montanhas
Porque não é seguro nas cidades.

E pensar que isso poderia acontecer aqui na América,
Eu vejo vocês balançando suas cabeças e eu ouço-os dizer:
'Ele só não pode estar falando a verdade.'
Mas aconteceu comigo aqui na América,
Espere até que aconteça com você."

(Larry Norman - Right Here In America)

E nós como igreja o que estamos fazendo???

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ungir instrumentos ou SERMOS instrumentos ungidos?



Uma das maiores tolices que eu como músico e cristão, que faço músicas (não músicas "cristãs", pois música não se converte, e sim músicas com temas cristãos - e até mesmo seculares, por que não?), é uma mania absurda chamada "unção de instrumentos". Muita gente cegamente manda o pastor ungir - ou até a própria pessoa o faz - seu teclado, guitarra, violão, atabaque, bateria, pandeiro, microfone, tudo o mais, dizendo assim estar não só separando APENAS pra tocar músicas "cristãs" (hipocrisia extrema), como também pra que emanem desses instrumentos a libertação para as pessoas, como acontecia com a lira de Davi (I Sm 16.14-23).

A questão problema disso tudo está em duas coisas básicas (1ª) - Não existe, como eu já afirmei, música "cristã". Existem músicas com temática cristã, músicas com temáticas "positivas" (ou seja, não voltadas especificamente pro Evangelho - músicas românticas, de protesto, poéticas, etc), músicas de temática PSEUDOCRISTÃ (isso está LOTADO no meio gospel de uns tempos pra cá) e músicas de temáticas espúrias (com ênfase em sexo vulgar, violência gratuita, temáticas místicas e/ou diabólicas, anticristãs/antiDeus e/ou incentivadoras de práticas abomináveis). Cabe ao músico cristão saber discernir tais coisas e saber escolher as duas primeiras opções (ou no mínimo apenas a primeira, caso Deus tenha assim determinado em seu coração) e afastar-se das duas últimas; (2ª) Em nenhum momento da Bíblia vemos que alguém, seja Davi ou outra pessoa, que tenha pego sua lira e derramado óleo da unção sobre ela. Davi sim foi ungido, mas o que mais determinou a capacidade de libertação em sua lira não foi nem a lira em si, a música que emanava dela ou a unção com óleo que Samuel derramou sobre Davi, mas sim A COMUNHÃO DE DAVI COM DEUS. Observemos que no texto de I Samuel que foi separado nesse texto Davi está orando por Saul, que TAMBÉM HAVIA SIDO UNGIDO PELO MESMO SAMUEL - Saul chegou até mesmo a profetizar a Deus após a unção (I Sm 10.5-13) - mas vejam só, precisava naquele momento de libertação, pois havia perdido a comunhão com Deus em troca de agrados e aprovação do povo (que lição essa pros que vivem achando que PASTOR por ser "ungido do Senhor" é um ser blindado e infalível!). Unção com óleo nunca tornou NINGUÉM santo e perfeito, apenas era um simbolismo de separação para uma obra específica.

Sinceramente, ao meu ver, muito mais útil que ficar melando os instrumentos com óleo é SER UM INSTRUMENTO UNGIDO de Deus. E quando eu digo isso, não tem NADA A VER com pedir pro pastor te melecar com óleo, e sim VIVER EM COMUNHÃO COM DEUS para ser realmente usado por ele, por seu Espírito Santo. Eu em meus 10 anos como músico NUNCA pedi pra ungirem meu teclado, minha gaita e nem o farei com meu violão. EU que tenho que saber bem o que estou tocando e também viver para o Senhor de verdade. Na Bíblia de Estudo de Louvor e Adoração publicada pela SRG Publicações existe um estudo do Ronaldo Bezerra que fala justamente de ser um músico consagrado a Deus. Muitos pedem pra ungir seu violão e amanhã estão tocando numa roda de amigos músicas infames e anticristãs. Alguns tocam no altar com baterias ungidas e depois do culto estão num motel com uma irmãzinha que não é a esposa dele. Tocam em guitarras ungidas solos em ALTÍSSIMO volume pra igreja toda ensurdecer e quando o responsável pela mesa de som regula o volume, o guitarrista só falta quebrar o instrumento no palco igual àquelas bandas de rock grunge. E então, é mais importante UNGIR UM INSTRUMENTO MUSICAL ou TER SUA VIDA COMO INSTRUMENTO SEPARADO PARA DEUS?

Publicado originalmente por mim mesmo em Webevangelista.