Pages

sábado, 18 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ouvidos de mercador



Ouvir a Deus é um problema sério, quando não sabemos que Sua Palavra é um guia para tudo em nossas vidas, e que o Espírito Santo sempre cuida de nós e nos indica como viver de acordo com a Vontade de Deus.

O problema é que costumamos querer ouvir a nossa própria voz. Queremos um "deus" que faça apenas aquilo que nos agrada, se isso não ocorrer, não queremos o ouvir mais. Uma das consequências desse "evangelho" pregado nos dias de hoje, em que se prometem relações de troca entre Deus e o homem em tudo (que NÃO tem fundamento bíblico ALGUM) levou cada dia mais o homem a considerar sua relação com o Criador uma relação não com alguém que deve ser seu Senhor, mas uma relação com um mercador, em que você paga pra ele orações, votos, penitências, indulgências, sacrifícios, missas, fogueiras santas, "ofertas especiais" ou seja lá o que for, pra conseguir o que quer. Vejo vários assim.

Minha vizinha foi assim mesmo. Quando estava doente, sem conseguir nem levantar da cama, pediu ajuda a irmãos para orar por ela, foi se recuperando, ia pra igreja pra "pagar seus votos" e tudo mais. Foi só se recuperar de vez e nem pra igreja mais ia. Voltou a ouvir suas músicas com filosofias imundas bem alto, voltou a abastecer seu fígado com etanol, voltou à imundícia. Voltou a viver sua vida esperando se terá necessidade de apelar pra Deus novamente em algum outro "probleminha".

Ela se desviou. Por completo. Mas é fato, muitos estão desviados até dentro da igreja. Vivem como cristãos, mas sua vida se limita a barganhas. Um cristianismo "de momentos". O Senhor só é mesmo "o Senhor" a partir do momento em que entramos na igreja. Acabou o culto, magicamente Ele deixa de ser. Isso se não estivermos contando as pessoas que NEM no culto têm um pingo de reverência pelo Rei. Deus é o "deus" apenas ali, depois daquele momento Ele não deve se meter em nossas vidas, A NÃO SER PRA DAR A BENÇÃO QUE QUEREMOS. Se não for exatamente o que queremos, não nos satisfaremos. E se for, também ficaremos insatisfeitos. Essa foi uma das lições geniais do filme "Todo-Poderoso", quando Deus, interpretado por Morgan Freeman, fala para o personagem Bruce Nolan (Jim Carrey), quando este diz "apenas dei a eles o que eles pediram". "QUEM SABE REALMENTE O QUE O HOMEM QUER?" Por isso, a Vontade de Deus é soberana e perfeita, pois ela NUNCA MUDA. Quando aprendermos a confiar na Sua Vontade, nossas emoções não vão falar mais alto e nos comandar. Aprenderemos a não dar ouvidos de mercador ao Rei dos Reis.

Quem nunca deixou o coração falar pela razão,
Quem nunca deixou a emoção tomar a decisão.
Quase sempre isso não é bom,
O final da história nem sempre é o melhor.
Mas o que fazer se o coração
bate forte além da voz da razão?
Deixa brilhar a luz ô, ô,ô, uôu na escuridão
Ouça a voz de Deus ô, ô, ô, uôu no coração...
Nem sempre o melhor para você é o melhor pra Deus.
Quase sempre a gente quer ouvir a voz do coração.
Com certeza isso não é bom.
O final da história nem sempre é o melhor.
Mas o que fazer se o coração
bate forte além da voz da razão?
Deixa brilhar a luz ô, ô,ô, uôu na escuridão
Ouça a voz de Deus ô, ô, ô, uôu no coração...


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nossa Hipocrisia Diária

Essa semana o mundo cristão foi apanhado por duas notícias de prisões que sem dúvidas espantaram muita gente. Dia 07/05 o pastor Marcos Pereira, líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, foi preso acusado de estuprar fiéis da própria igreja, além de estar sendo investigado por possível associação ao tráfico de drogas no RJ. No mesmo dia 07/05 o vocalista da banda As I Lay Dying Tim Lambesis também foi preso nos EUA por tentar contratar um detetive disfarçado de assassino de aluguel pra matar sua ex-mulher.


Não estou aqui no mérito de querer dizer quem cometeu o pior erro (primeiro porque diante de Deus ambos erraram no mesmo nível e se não se arrependerem, estarão ambos incorrendo no caminho do inferno; segundo porque tanto um caso como o outro estão em investigação, e conclusões definitivas só aparecerão num futuro não muito distante - assim espero), muito menos para dar uma de "ainda bem que não fui eu", pois "aquele que julga estar de pé, cuide-se pra que não caia!" (I Coríntios 10:12). No momento o que quero chegar é a um problema que observo e muito dentro principalmente das redes sociais (um dos lugares onde mais se vê o quanto o ser humano se tornou um lixo em suas ideologias e pensamentos distorcidos): pessoas que dizem "esse Tim Lambesis logo se via, cheio de demônios, rock é coisa do diabo, blá blá", muitas vezes tentam defender com unhas e dentes o pastor Marcos Pereira "isso é levante do diabo na vida do servo de Deus, é tudo mentira!" Tem certeza mesmo, amigo? Ou seus pensamentos estão contaminados pelo preconceito?

Alguns ainda por cima condenam a ambos, um por ser pastor de uma igreja cheia de heresias (realmente, mas isso não nos dá direito a condenar ele) e ainda por cima sujar o nome da igreja com seus atos, e o outro por ser o que é (roqueiro). Tanto um como o outro têm erros, e como já disse acima, diante de Deus os erros de ambos estão no mesmo nível, no mesmo nível QUE OS NOSSOS ERROS! Sim. Você pode não estuprar irmãzinhas, ou mesmo tentar matar sua esposa, mas pode estar DESEJANDO com seus olhos com impureza, ou desejando o mal a alguém. Jesus diz que tais coisas são IGUAIS à prostituição e ao homicídio (Mateus 5:21-30). Ambos levam ao inferno. Mas corre-se o risco de nós, puros seguidores da igreja Batista de Westboro, orarmos por nenhum deles (ou só pelo pastor, claro) e deixar que chafurdem no inferno sem nenhuma intercessão pelas vidas deles. O amor de muitos está mesmo esfriando...




Vamos fazer uma viagem no tempo. Voltemos aos tempos de Davi. Imaginemo-nos nessa época... o que será que faríamos nós logo que soubéssemos que o rei PEGOU A ESPOSA de um de seus melhores soldados, METEU CORNOS nele, depois, quando a mulher PEGOU BARRIGA, ele simplesmente pra esconder o erro tentou ENCHER O CARA DE CANA pra ele achar que transou com a mulher e que o filho era dele, mas como não deu resultado, MANDOU APAGAR O CARA pra ficar com a mina dele? Desculpem-me pelo excesso de termos "um tanto quanto Bíblia Freestyle", mas seria mais ou menos isso que passaria em nossas mentes. E, decerto, iríamos dizer: "oxe, esse cara tem que ir pro inferno! Cabra safado! Como faz algo assim, sendo REI? Sendo um REPRESENTANTE DE DEUS, cara!" O perdão de Deus e a misericórdia, definitivamente, vale pra nós tanto quanto valia pros fariseus, tão criticados por Jesus por agirem completamente sem nenhuma misericórdia em seus corações.

Disse a algum tempo atrás PC Farias sobre nós, brasileiros: "vocês são TODOS hipócritas!" Se somos todos, não sei, mas um país que condenou PC e sua turma como ladrões, enganadores, corruptos e salafrários, mas que quando pode faz um "gato" na energia, entra por trás dos ônibus sem pagar mesmo sem direito, pede pra alguém bater seu ponto no emprego sem você chegar, vive "colando" até em concurso público, se enche de produtos piratas, enfim, o nosso velho conhecido "jeitinho brasileiro"; que moral temos, nós que somos adeptos do "jeitinho", de condenar alguém que apenas fez EXATAMENTE dar UM "JEITINHO"? É isso que Jesus disse quando diz "por que reparas no cisco no olho do seu irmão, com uma viga em teus próprios olhos e não se dás conta disso?" (Mateus 7:3). Não é errado criticarmos, desde que seja uma crítica construtiva e pra edificação, mas o que fazemos? Preferimos viver nossas vidinhas, e quem vive no erro que viva. E mais, não nos damos conta de que estamos no mesmo erro ou em outros, mas preferimos falar mal de todos, como perfeitos fariseus. Diz uma música de brega de Pernambuco da banda Só Brega "se minha vida é errada, ninguém tem nada com isso...", e é assim que vivemos hoje em dia: achamos que somos juízes de todos, mas não paramos um segundo pra ver nossos próprios erros. E seguimos o preconceito clássico dos fariseus "Essa ralé que não entende nada da lei é MALDITA!" (João 7:49). Devíamos é orar, tanto pelos que estão presos, pelas suas famílias, pelos que são do ministério do pastor Marcos, pelos fãs e admiradores do As I Lay Dying, e por todos nós, pois "os dias são maus" (Efésios 5:16) e não podemos vacilar. Ao invés de criticar só pelo prazer insano de criticar, vigiemos, pra que as próximas vítimas da hipocrisia humana não sejamos NÓS MESMOS!

De que adiantam frases bonitas, soltas ao vento?
De que adianta esse discurso decorado?
Às vezes tanta retórica se torna algo tão hipócrita,
Crer e não fazer não faz nenhum sentido, não!

As pessoas estão famintas, fome e sede de justiça!
As pessoas estão sedentas, mas a alma continua vazia!
Elas querem fatos concretos e, ver, às vezes, é melhor que ouvir;
A nossa mão estendida fala mais que o nosso blá-blá-blá!

Tem muita gente falando e muita gente não realizando!
A ceara é tão grande, onde está você? Onde está você?
Há tanta coisa por fazer!

O que a gente faz fala muito mais do que só falar!

De que adianta fazer o serviço pela metade?
Pra conseguir mudar o mundo tem que ser com a mão no arado!
A gente não pode ser locutor, espectador!
A gente tem que intervir, construir, participar!

Tem muita gente falando e muita gente não realizando!
A ceara é tão grande, onde está você? Onde está você?
Há tanta coisa por fazer!

O que a gente faz fala muito mais do que só falar!



terça-feira, 7 de maio de 2013

Conhecer Deus só com nosso saber dá MUITO ERRADO

"Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." (1 Coríntios 1:17-31)

Poucos textos da Bíblia eu amo tanto como esse, é quase um lema em minha vida. Pois a sabedoria humana causa loucura REAL caso seja mal aplicada (ou seja, tentar explicar as coisas de Deus sob parâmetros e paradigmas humanos). Viver o Evangelho não é tentar conhecer mais e mais de Bíblia, teologia ou seja lá o que pra ficar ganhando títulos, discutir qual paradigma ou que parte da teologia sobre determinado assunto está certo ou pra tentar esbanjar conhecimento sem o amor de Deus. Paulo em NENHUM momento pregou de sua própria sabedoria sobre a salvação oferecida por Cristo Jesus na cruz. Ele pregou somente a cruz, somente o sacrifício, que pros judeus era escândalo ("como pode ser filho de Deus alguém que morreu de maneira maldita?" - Deuteronômio 21:23 e Gálatas 3:13) e loucura pros gregos ("como pode um deus morrer?" - Atos 17:32). E nada mais. Nada de sermões fabulosos, piadinhas, shows pirotécnicos, etc (não que essas coisas sejam necessariamente erradas, mas também não são indispensáveis. Já pregar A CRISTO  E ESTE CRUCIFICADO sim, isso é INDISPENSÁVEL!).

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (1 Coríntios 13:2)

O conhecimento é algo valioso, mas somente isso não levará o homem a lugar nenhum, muito pior, levará o homem à loucura. Muitos tentam chegar a Deus "na força de um pensamento", como dizia o Código C. Outros se enchem de livros, leis, vários DVDs de pregações, até mesmo visitam um monte de blogs como o meu, por exemplo, se enchem dessas coisas, mas infelizmente, não se enchem de Deus. O resultado? Conhecimento que leva à loucura, leva o homem em caminhos confusos, tortuosos, que ele não sabe mais como sair. Podem crer, amigo e amiga que lerem esse texto, vi nessa minha vida muita gente se perder nisso e parece que a cada dia mais piora. Homens que usam seu conhecimento pra pisar em outros, pra destruir todo o mundo, pra guerras, para tentar impor-se como senhor, pra se matar e matar a todos. E isso não só fora da igreja: dentro da igreja é o que mais se vê hoje em dia, pra infelicidade do Nosso Deus e de todos que servem a Ele de verdade.

Deixo todos com uma música do Skymetal que fala exatamente sobre como nosso saber, sem Deus, é loucura:

Deus deu sabedoria e poder ao homem
Para dominar e não destruir
Deus deu ordem ao homem para santificar
Mais o homem escolheu amaldiçoar.
E isso gera guerras e mortes,
Destruição e todo o caos,
Mas o homem não tem consciência,
Que só Jesus pode salvar

Genocídio, mortes em massa,
Poderosas armas
A sabedoria humana
Tem destruido seus semelhantes.

Seja sábio, desfrute dos dons de Deus,
Use a inteligência para abençoar,
Não para destruir e amaldiçoar.

Seja um mensageiro de Deus,
Leve a palavra com amor,
E seja um homem,
Segundo o coração do Pai.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Os Fins Justificam os Meios?

Maquiavel
Não, não foi Nicolau Maquiavel que soltou esse silogismo clássico de "Os fins justificam os meios". Mas sem sombra de dúvidas a interpretação básica de sua obra-prima "O Príncipe" é essa mesma. A capacidade de um governante tomar as decisões que achar necessário, independente do que venha a acontecer durante o processo, desde que no final o objetivo dele seja alcançado.

Esse pensamento se prolongou durante os séculos que se passaram após o surgimento dessa máxima. Apesar disso, deve-se deixar bem claro que essa declaração jamais, JAMAIS foi considerada pela doutrina cristã como algo aceitável, muito pelo contrário. Mas é hilário que os anos passaram, as décadas, os séculos, e logo até mesmo os "representantes" de Jesus começaram a fazer exatamente igual a frase, e contaminou a praticamente toda a cristandade mundial.

É deprimente vermos por exemplo notícias como essa aqui, causada por um enorme SPAM de informações erradas espalhadas ironicamente pelos servos da Verdade, mas que infelizmente não fazem como os irmãos de Bereia nem na Palavra de Deus nem em nada na vida (Atos 17.11), nunca vão procurar se uma informação é verídica ou não, apenas acreditam e espalham como panfleteiros que muitas vezes não sabem nem qual empresa estão anunciando.

Pior é discutir com tais pessoas. Na defesa do que acreditam muitas vezes, mesmo sabendo que aquilo seria uma mentira, uma manipulação ou uma contradição, eles dizem "mas o que importa é que tem que ser assim" e etc. Mentiras "sinceras", como diria o finado Cazuza. Só que se essas interessavam a ele, a nós que somos servos de Deus esse tipo de argumentação NUNCA deve ser aceita ou feita, muito pelo contrário, devemos é combater toda forma de mentira. Esse é o grande propósito inclusive desse blog desde o início (daí nosso nome rsrs). Combater o Bom Combate implica em combater com as armas do Espírito Santo, não com engano e mentira, nem com nenhuma sorte de sofisma.

Deixo todos agora com uma canção da banda Resurrection Band, "White Lies", que diz tudo sobre isso:


Fingindo não perceber
Você colocá-os em seu lugar
Foi um tempo que ele não era tão arrogante
Em que você era mais gentil, rosto suave

Mentiras
gritos da Verdade
Às mentiras do homem branco

Essa tribo de homens invisíveis
Continua trazendo à tona a história
Você diz: "Se eles tivessem qualquer senso de dignidade
eles entenderiam que trabalho liberta "

Enfrentar a verdade
Não adianta
A justiça morre
Atrás de mentiras

Você sugere uma solução definitiva
Bem, cada fanático tem seu dia
O problema está escrito em todo o seu rosto
Você pensa que está salvo pela raça

Grite a verdade no rosto das mentiras
Por trás desses olhos


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como entender a "Superstar" da manhã

Nos anos 70 foram feitas dois musicais intrigantes a la "era hippie" sobre a vida de Jesus: "Godspell"em 1971 por Stephen Schwartz, e a Rock-Opera "Jesus Christ Superstar", bem mais conhecida da maioria das pessoas, em 1970. Em ambas as peças visivelmente percebeu-se tons visíveis de interpretações bem bizarras sobre o cristianismo, mas a última é bem mais interessante, por trazer algo similar ao que seria visto anos depois em "A Última Tentação de Cristo" de 1988, e provavelmente, tal como este último, inspirado no romance "The Last Temptation of Christ" de 1953 escrito por Nikos Kazantzakis: colocando a visão de Judas Iscariotes sobre todos os acontecimentos. No caso do Rock-Opera, ela apresenta Judas como alguém que não entende em nada a obra de Cristo na terra, considerando esta como "mal-planejada", chegando a culpar Jesus por tudo que aconteceu com os discípulos até então, tendo sido essa insatisfação a causa maior de sua traição.

Um dos momentos interessantes é do ato chamado "Superstar", em que o espírito de Judas, que já aquela altura tinha se enforcado, tenta questionar mais uma vez a obra de Cristo, se perguntando se ele tinha planejado tudo aquilo ou se foi "sem querer":

Sempre que olho pra você não consigo entender
Porque deixou as coisas que fez sairem tanto de controle
Você teria gerenciado melhor se tivesse planejado
Porque escolheu um tempo tão atrasado em uma terra tão estranha?
Se tivesse vindo hoje teria atingido toda a nação.
Israel em 4 BC não tinha comunicação em massa
Não me entenda mal.
Eu só queria saber.

CORO

Jesus Cristo, Jesus Cristo
Quem é você? O que foi que sacrificou?
Jesus Cristo, Superstar
Você se considera quem eles pensam que você seja?

VOZ DE JUDAS

Diga-me o que pensas sobre seus amigos no topo.
Quem além de você seja a escolha da colheita?
Buda, seria ele o bicho? Estaria ele onde você está?
Pode Maomé mover uma montanha? Ou seria isto só RP?
Era sua intenção morrer assim? Teria sido um engano ou,
Você já sabia que uma morte suja seria um quebrador de recordes?
Não me entenda mal.
Eu só queria saber.

CORO

Jesus Cristo, Jesus Cristo
Quem é você? O que foi que sacrificaste?
Jesus Cristo, Superstar
Você se acha quem eles pensam que você seja?




Sem dúvidas essa fala demonstra bem a concepção de muitos sobre aquilo que Jesus fez. Existem tantos que tentam reduzir tudo como um "sem querer querendo" ou como uma "tentativa de entrar pra história". Afora uns que dizem que tudo não passa de uma armação "nada criativa" que teria sugado histórias de outras mitologias.

O fato é: A Obra de Cristo foi perfeita, muito bem planejada. É provável que a parte em que Judas (já morto) se questiona sobre essa perfeição foi o único momento na peça inteira que ele teria ao menos tido algum insight de que Jesus sempre estivera no controle de tudo (tarde demais). É claro que isso não é bíblico, mas dá pra se tirar uma lição: quantos não irão descobrir que estavam errados, só que quando não mais importará saber isso, pois o tempo expirou?

"O inferno é a verdade vista tarde demais".
- H.W. Adams

Definitivamente não é simples para mentes como a de muitos, que se baseiam ao extremo na razão, entender a obra de Cristo. Mas como diria Paulo, "a Palavra da Cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (I Coríntios 1:18). Cristo não se entende baseado em nosso conhecimento humano (pelo menos não exatamente), para compreender de fato ao Senhor, somente se deixarmos os questionamentos nas mãos Dele, e parar de tentar dizer para Ele o que seria melhor que se fizesse, pois "quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi Seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado?" (Romanos 11:34-35). Vamos parar de ser Judas Iscariotes e vamos apenas deixar Cristo fazer aquilo que Ele quer fazer por todos.