Pages

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como entender a "Superstar" da manhã

Nos anos 70 foram feitas dois musicais intrigantes a la "era hippie" sobre a vida de Jesus: "Godspell"em 1971 por Stephen Schwartz, e a Rock-Opera "Jesus Christ Superstar", bem mais conhecida da maioria das pessoas, em 1970. Em ambas as peças visivelmente percebeu-se tons visíveis de interpretações bem bizarras sobre o cristianismo, mas a última é bem mais interessante, por trazer algo similar ao que seria visto anos depois em "A Última Tentação de Cristo" de 1988, e provavelmente, tal como este último, inspirado no romance "The Last Temptation of Christ" de 1953 escrito por Nikos Kazantzakis: colocando a visão de Judas Iscariotes sobre todos os acontecimentos. No caso do Rock-Opera, ela apresenta Judas como alguém que não entende em nada a obra de Cristo na terra, considerando esta como "mal-planejada", chegando a culpar Jesus por tudo que aconteceu com os discípulos até então, tendo sido essa insatisfação a causa maior de sua traição.

Um dos momentos interessantes é do ato chamado "Superstar", em que o espírito de Judas, que já aquela altura tinha se enforcado, tenta questionar mais uma vez a obra de Cristo, se perguntando se ele tinha planejado tudo aquilo ou se foi "sem querer":

Sempre que olho pra você não consigo entender
Porque deixou as coisas que fez sairem tanto de controle
Você teria gerenciado melhor se tivesse planejado
Porque escolheu um tempo tão atrasado em uma terra tão estranha?
Se tivesse vindo hoje teria atingido toda a nação.
Israel em 4 BC não tinha comunicação em massa
Não me entenda mal.
Eu só queria saber.

CORO

Jesus Cristo, Jesus Cristo
Quem é você? O que foi que sacrificou?
Jesus Cristo, Superstar
Você se considera quem eles pensam que você seja?

VOZ DE JUDAS

Diga-me o que pensas sobre seus amigos no topo.
Quem além de você seja a escolha da colheita?
Buda, seria ele o bicho? Estaria ele onde você está?
Pode Maomé mover uma montanha? Ou seria isto só RP?
Era sua intenção morrer assim? Teria sido um engano ou,
Você já sabia que uma morte suja seria um quebrador de recordes?
Não me entenda mal.
Eu só queria saber.

CORO

Jesus Cristo, Jesus Cristo
Quem é você? O que foi que sacrificaste?
Jesus Cristo, Superstar
Você se acha quem eles pensam que você seja?




Sem dúvidas essa fala demonstra bem a concepção de muitos sobre aquilo que Jesus fez. Existem tantos que tentam reduzir tudo como um "sem querer querendo" ou como uma "tentativa de entrar pra história". Afora uns que dizem que tudo não passa de uma armação "nada criativa" que teria sugado histórias de outras mitologias.

O fato é: A Obra de Cristo foi perfeita, muito bem planejada. É provável que a parte em que Judas (já morto) se questiona sobre essa perfeição foi o único momento na peça inteira que ele teria ao menos tido algum insight de que Jesus sempre estivera no controle de tudo (tarde demais). É claro que isso não é bíblico, mas dá pra se tirar uma lição: quantos não irão descobrir que estavam errados, só que quando não mais importará saber isso, pois o tempo expirou?

"O inferno é a verdade vista tarde demais".
- H.W. Adams

Definitivamente não é simples para mentes como a de muitos, que se baseiam ao extremo na razão, entender a obra de Cristo. Mas como diria Paulo, "a Palavra da Cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (I Coríntios 1:18). Cristo não se entende baseado em nosso conhecimento humano (pelo menos não exatamente), para compreender de fato ao Senhor, somente se deixarmos os questionamentos nas mãos Dele, e parar de tentar dizer para Ele o que seria melhor que se fizesse, pois "quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi Seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado?" (Romanos 11:34-35). Vamos parar de ser Judas Iscariotes e vamos apenas deixar Cristo fazer aquilo que Ele quer fazer por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!