Com certeza, você já ouviu essa frase acima, ou alguma parecida. Com certeza, foi da boca de um parente, ou um conhecido. Se não foi, você deve ter escutado dentro do ônibus, ou no setor/sala da firma trabalha, numa rodinha em sua escola/faculdade... É um preço que se paga por se ter uma visibilidade em nossos dias. Claro, é um rótulo generalista, que não se aplica a todos. Mas tal afirmação tem base em algumas características que, convenhamos, são bastante irritantes.
Por exemplo: todo mundo deve ter um amigo, ou conhecido, do tipo 'super-crente.' Até flutua, de tão 'espiritual', que é. Pra esse sujeito, não tem tempo ruim. O sangue de Jesus purifica todo o pecado, paga as contas atrasadas, e faz com que chegue à tempo no serviço, mesmo tendo saído de casa 20 minutos atrasado. Um colosso de santidade, jejua que é uma beleza. Até emagrece com isso, ô glória! O céu pode estar caindo, mas a fé dele é uma rocha. Pra que preocupar com o aluguel, compra do mês? O importante é navegar no oceano do Espírito. Shuuuuu!
Tem também o crente 'chato.' Ah, esse com certeza é o mais famoso. Ninguém fala de futebol perto do cara, porque ele vai soltar a piadinha infame de que 'Jesus não curtia futebol.' Aliás, ninguém suporta CONVERSAR com o sujeito, porque ele só fala de Jesus. Qualquer coisa é menos importante. Trabalhar é menos importante do que 'evangelizar'. Evangelizar, no caso, é um eufemismo. O sujeito empurra o Evangelho goela abaixo. E se você disser 'não me interessa' para ele, ai de ti, filisteu! Você corre o risco de ir parar na lista dos infiéis que arderão no fogo do inferno! Sua vida será pesada na balança, e Deus te condenará, sem dó nem piedade. Argh!
Acho que o mais famoso é o 'crentão.' O dicionário de evangeliquês ambulante. Termos como 'vaso', 'varão', 'benção', 'misericórdia!', 'o sangue de Jesus tem poder!' são os mais comuns. Tem todos os versículos da Bíblia decorados na ponta da língua. Pra qualquer situação. Sujeito de oração, fé e poder. Isso é até legal. Chega a ser 'engraçadinho', admito. Mas o Evangelho não serve pra te fazer 'ser legal'. E assim, se gera mais um personagem folclórico, no panteão dos 'crentes.'
Panteão esse que conta também com o crente gladiador (tá sempre lutando contra as feras e bestas da vida), o crente fanfarrão (tudo é alegria, enquanto a maré tá boa), o crente depressivo ('ah irmão... É muita prova, to passando pelo estreito, mas eu sei que o Senhor está comigo...) e por ai vai. Fora os comportamentos. Muitos são um exemplo dentro das 4 paredes da congregação. Mas em casa, no trabalho e em outros círculos sociais, são um purgante. É crente que fala mal do patrão, que xinga no trânsito, que não pede licença: empurra quem estiver na frente. É crente que inveja a roupa do irmão, que bloqueia o carro do próximo no estacionamento da igreja, que 'apunhala' o pastor pelas costas com as palavras. Crente dos bons vê demônio em tudo. É pomba-gira aqui, macumba ali, mensagem subliminar em grampo de cabelo... Um sincretismo gospel que cansa. Que faz mesmo o crente ser detestável.
E o que eu percebo com tudo isso? Que eu detesto crente. Ô, raça!
E - pasmem! - que sou tão crente quanto os crentes que citei.
Porque? Paulo uma vez disse: 'Sede meus imitadores, como eu também de Cristo.' (I Coríntios 11.1). Entendo a questão de 'ser imitador' da seguinte forma: 'transpareçam a Cristo, assim como eu O transpareço. Ser um discípulo(a) implica não em ser uma imitação, um simulacro. Mas sim um invólucro, um recipiente a ser preenchido com a vida e presença de Jesus. Como diria um velho chavão: 'mais de Ti, e menos de mim.' Eu corrigiria essa frase, da seguinte forma: 'TUDO de Ti, e NADA de mim.' Claro, nenhum de nós é capaz de ser tão ascético assim, graças a nossa malfadada natureza humana, limitada e cheia de falhas. Mas o convite de Jesus é para viver com Ele, seguindo Seus ensinamentos. Quem segue tais ensinamentos, alcança uma vida diferente de qualquer outra. Uma vida que vale a pena ser vivida.
Uma vez, me disseram: 'meu, você é crente demais!' E tive que concordar com a afirmação. Pior do que ser insípido, é ser 'saboroso' em demasia. E tempero demais enjoa. Precisamos ser, na verdade, simples e autênticos. Estamos aqui para dar um sabor diferente à vida das pessoas, e fazer com que essas pessoas queiram mais de Cristo, a ponto de não se sentirem satisfeitas. Jesus não nos chamou para sermos crentes, protestantes, evangélicos. Jesus nos chamou para sermos Seus discípulos e amigos. Sermos como Ele é. Isso é o que fará a diferença na vida das pessoas e cumprirá o bom propósito do Senhor: ter uma família. Não uma família de crentes. Mas uma família, de muitos filhos, semelhantes a Jesus, para a glória de Deus. Amém.
Que Deus te abençoe!
Logo o Flanders? HAHAHAHA
ResponderExcluirZuera, gostei da idéia, João. (:
Que Deus os abençoe!
Jesus Cristo Esta Voltando!!!
ResponderExcluirO vehiculo do Jesus é uma tartaruga??
ResponderExcluirCrente se mete em intimidade.Os crentes que inventaram de chamarem meninas peludas de sujas e os homens podem ser ursos mas chamam de limpos.
ResponderExcluirCrentes criaram esta história de pecado e devido a isso fazem muotas pessoas passarem vergonha .
Crentes pegam no pé das meninas.Sao pessoas IMUNDAS.OS CRENTES SÃO IMUNDOS .DESTROEM VIDAS COM SUAS LÍNGUAS MISERAVEIS.Elegetam eate presidente de merda.Eu dou duro desde cedo.Mantenho família .Não tenho tempo de ficar olhando de fulana tem.pelo no suvaco e no que isso muda minha vida não .
Não tenho tempo de olhar se fulano gosta de homem ou mulher ou de cicrano gosta disso e daquilo na cama nao5.
CRENTE SÃO SERES QUE VIVEM PARA INFERNIZAR A VIDA DAS PESSOAS AQUI NA TERRA.ISSO SIM.
SÃO VERDADEIROS VAGABUNDOS E PUTAS.
por isso atacam as pessoas livres e de bem com a vida.
CRENTE NÃO SERVE PRA NADA DE BOM.