Defino 'honestidade' como o resultado de ações e palavras, livres de desvio moral e ético. Uma pessoa honesta possui uma conduta à prova de repreensão, sob qualquer condição. Uma pessoa honesta procura ser correta no que faz e no que fala, ainda que haja algum tipo de prejuízo ou contratempo. Vivemos dias onde 'ser honesto' é algo um tanto 'fora de moda'. Pessoas mentem para 'levar vantagem.' Pessoas roubam para ter mais. Pessoas ferem outras por não haver respeito. Ser 'politicamente incorreto' é a moda vigente. Ser mais esperto que os outros é o tom da conversa. Em suma: estamos deixando a honestidade morrer.
E não somente falta a honestidade para com o próximo: estamos deixando de sermos honestos consigo mesmos. Nossas escolhas não refletem o que somos de fato. Nos tornamos reféns da opinião alheia. Isso quando temos consciência das distorções que praticamos, e mesmo assim insistimos no erro. Vejo pessoas abandonando sua integridade, em troca de um status, uma vantagem, uma promessa. Muitos 'vendem a alma' por pouco, esperando receber muito. Mal sabem eles que isso é ilusão, perda de tempo.
Mas ainda há tempo de reverter essa situação. De dar voz e vez ao ser honesto que existe dentro de todos nós. Ainda é possível calar as vozes obtusas do mundo, do sistema, e seguir a retidão de ideais e atitudes. Ainda é possível se consertar, abandonar o que é mau e corruptível, e trilhar o caminho da integridade. Ser honesto é nadar contra a maré; é encarar a tempestade de frente, ainda que lhe custe algo. Porque nem todos estão prontos para abraçar essa verdade, para praticá-la. Mas ser honesto consigo mesmo e com os outros gera consequências benditas para o hoje e para o porvir. Afinal, a honestidade é um valor divino. E eterno.
'All the sorry is gone by, a few moments I had to fight
Only one aim to strike, living life in honesty...' (Mindflow - Honesty)
Only one aim to strike, living life in honesty...' (Mindflow - Honesty)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.
Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.
Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!