Defino 'honestidade' como o resultado de ações e palavras, livres de desvio moral e ético. Uma pessoa honesta possui uma conduta à prova de repreensão, sob qualquer condição. Uma pessoa honesta procura ser correta no que faz e no que fala, ainda que haja algum tipo de prejuízo ou contratempo. Vivemos dias onde 'ser honesto' é algo um tanto 'fora de moda'. Pessoas mentem para 'levar vantagem.' Pessoas roubam para ter mais. Pessoas ferem outras por não haver respeito. Ser 'politicamente incorreto' é a moda vigente. Ser mais esperto que os outros é o tom da conversa. Em suma: estamos deixando a honestidade morrer.
E não somente falta a honestidade para com o próximo: estamos deixando de sermos honestos consigo mesmos. Nossas escolhas não refletem o que somos de fato. Nos tornamos reféns da opinião alheia. Isso quando temos consciência das distorções que praticamos, e mesmo assim insistimos no erro. Vejo pessoas abandonando sua integridade, em troca de um status, uma vantagem, uma promessa. Muitos 'vendem a alma' por pouco, esperando receber muito. Mal sabem eles que isso é ilusão, perda de tempo.
Mas ainda há tempo de reverter essa situação. De dar voz e vez ao ser honesto que existe dentro de todos nós. Ainda é possível calar as vozes obtusas do mundo, do sistema, e seguir a retidão de ideais e atitudes. Ainda é possível se consertar, abandonar o que é mau e corruptível, e trilhar o caminho da integridade. Ser honesto é nadar contra a maré; é encarar a tempestade de frente, ainda que lhe custe algo. Porque nem todos estão prontos para abraçar essa verdade, para praticá-la. Mas ser honesto consigo mesmo e com os outros gera consequências benditas para o hoje e para o porvir. Afinal, a honestidade é um valor divino. E eterno.
'All the sorry is gone by, a few moments I had to fight
Only one aim to strike, living life in honesty...' (Mindflow - Honesty)
Only one aim to strike, living life in honesty...' (Mindflow - Honesty)
0 comentários: