Talentos Desperdiçados

Muitos cristãos consideram a passagem de Israel do Egito para a Terra Prometida uma perfeita analogia com a saída de nossas vidas do sistema desse mundo para os céus. Essa analogia é muito válida e muito boa até para analisarmos uma questão por vezes ignorada. Quando Israel saiu do Egito, antes de sua partida ocorreu um fato inusitado: os egípcios, com muito temor, deram aos israelitas tesouros inumeráveis, por decreto do próprio Deus (conf. Êxodo 11:2 e 3 e 12:35 e 36). Aquele tesouro era, sim, para os enriquecer, mas tinha um intuito muito sublime: a gratidão à Deus. No deserto, no sopé do Monte Horebe (Sinai), Deus ordenou ao povo que desses tesouros eles construissem para Ele mesmo um tabernáculo, para ser o local onde ele se relacionaria com eles (Êxodo 35:4-35). Dos tesouros que outrora eram dos egípcios os israelitas deram do melhor, em tamanha quantidade que Moisés teve de pedir ao povo para interromper a contribuição (Êxodo 36:5-7).

O que isso pode ensinar de lição a nós? Quantas vezes por pura religiosidade temos desperdiçado os tesouros adquiridos em nossa velha vida, nossos talentos humanos, experiências e outros atributos que poderiam ser plenamente úteis na obra do Senhor? Pois é, nós temos desprezado os tesouros dos egípcios por simplesmente considerar os mesmos impuros para doar ao Senhor. Não sabemos o quanto podemos pagar caro por nossa omissão.

Em Josué aprendemos sobre o momento da invasão à cidade de Jericó, e como ela foi oferecida em anátema ao Senhor, devendo todos os despojos serem destruídos como holocausto ao Senhor, EXCETO os objetos de metal, mas mesmo esses eram exclusivamente para serem depositados junto ao tabernáculo como oferta direta da casa do tesouro divino (Js. 6:17-19). Porém Acã, insensatamente, não só tomou dos despojos para si, como ainda se apossou de dois quilos e 400 g de prata e mais uma barra de ouro de 600 gramas e ESCONDEU debaixo de sua tenda (Js. 7:20-22). Quando escondemos o tesouro que é consagrado a Deus, podemos sofrer cruelmente, independente do motivo: ganância, soberba ou a mais pura religiosidade.

O servo mau e negligente da parábola dos dez talentos, ao se justificar de seu ato de esconder o talento invés de investi-lo na obra do seu senhor, disse q sabia ser seu senhor homem severo que "colhia onde não plantou" e "juntava onde não semeou", querendo com isso até mesmo dizer-se justo e seu senhor - pasmem - culpado (Mateus 25:24-25). Religiosidade. Ela é tão mortal que chega a ser capaz de criticar quando o próprio Deus decide colher-nos numa plantação que outrora não foi dele, e juntar os nossos talentos humanos desenvolvidos em lugares que Ele "não semeou". O preço pago por esse que escondeu seu talento dado como empréstimo pelo seu Senhor foi caro (versículos 28 ao 30), porque aos que têm investido seus talentos em Deus, terão como recompensa muito mais, mas aqueles que escondem seu talento, seja pelo motivo que for, até o que acha que tem deixará de ter.

Memorando, parte 7 - a Árvore



Domingo. Ibirapuera cheio. Você vai e tira algumas fotos a esmo. Aí você percebe que uma delas tem uma mensagem escondida. 

Preste atenção na árvore. Grande, imponente, se destacando entre as demais. Agora, veja as pessoas. Famílias, crianças, jovens, adultos... Todos aproveitando o descanso, a comunhão, a vida ao redor dessa árvore. 

Impossível não olhar pra essa imagem, e não ter um vislumbre da eternidade. Onde estaremos todos aos pés da Árvore da Vida, em comunhão com o Criador e Doador da vida, e com todos aqueles que creram no Evangelho eterno, atravessando séculos e séculos de existência. 

Obrigado, Eterno. Tenho pedido pra Te ver. E eu pude Te encontrar no meio do Parque do Ibirapuera.

Memorando, parte 6: o que fazer com Jesus Cristo?



'A idéia de um grande mestre moral dizendo o que Cristo disse está fora de cogitação. Em minha opinião, a única pessoa que pode dizer aquele tipo de coisa é ou Deus, ou um completo lunático sofrendo daquela forma de ilusão que solapa toda a mente do homem.

As coisas que Ele diz são muito diferentes das que qualquer outro mestre disse. Outros dizem: “Esta é a verdade sobre o Universo. É por este caminho que deveríeis ir”, mas Ele diz: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida”. Ele diz: “Nenhum homem pode alcançar a realidade absoluta, a não ser por Mim. Se tentares reter tua própria vida, serás inevitavelmente arruinado. Dá de ti mesmo, e serás salvo”.

Ele diz: “Se te envergonhas de Mim, se, quando ouves este chamado, tu te voltas para o outro lado, Eu também olharei para o outro lado quando voltar como Deus, sem disfarce. Se algo está te afastando de Deus e de Mim, o que quer que seja, lança isso fora. Se é teu olho, arranca-o. Se é tua mão, decepa-a. Se te colocares em primeiro lugar, serás o último.

Venham a Mim todos os que carregam um fardo pesado, e Eu consertarei esse problema. Teus pecados, todos eles, são apagados, Eu posso fazer isso. Eu sou Renascimento, Eu sou Vida. Come-Me, bebe-Me, Eu sou Tua comida. E, finalmente, não temas, Eu venci o Universo inteiro”. Essa é a questão.'

(extraído de 'O que fazer com Jesus Cristo?' - C. S. Lewis)

Le Penseur 10: Confiar


Confiar é descer a âncora do navio, em meio ao mar revolto.

É colocar o contrário à prova.

É se despir, para que o outro tenha o que vestir, sem se importar se ele vai rasgar a roupa depois.

Só confia aquele que nega os desastres, o suficiente para se viver uma vida livre e leve. 



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