Namoro Cristão? WTH?

Carnaval acabando, aulas quase voltando e o trabalho prestes a recomeçar. A cara de cansaço das festas, retiro ou [preencha aqui o que você estava fazendo nessas datas] estão evidentes, certo? A não ser que você só tenha dormido, como eu. Mas vamos lá! A semana tá começando agora [em plena quarta-feira]. Hoje (vocês já devem ter percebido) vou falar um pouco sobre o namoro. Vou só esclarecer algumas coisas sobre o namoro, depois voltamos pra falar mais sobre ele e dar conselhos, oki doki?

O namoro é algo interessante a observar. O que vou escrever pode ser polêmico para alguns e verdade para outros. Eu estou usando meu conceito e estudo cristão, nada mais. Não estou me baseando no que aprendemos em templos e igrejas (senão esse post teria outro foco, do qual eu não concordo muito). Caso você tenha outra opinião, dúvida ou crítica, deixe em comentário ou me mande um email. Mas vocês vão me entender ao longo do post. Ah! Por favor, leiam até o fim antes de prepararem suas pedras, certo? ;D
Vamos começar pelo principio do namoro: Quando você namora você é movido ou pelo Amor ou pela Paixão, certo? Nem vou entrar no assunto de namoro movido inteiramente pela paixão, e o quão errado e prejudicial ele é. Mas quando falamos no “namoro movido pelo Amor” podemos ter uma discussão melhor. Mas a maior pergunta é: namoro movido pelo amor a que?
Já vou dizer que se você vai namorar para satisfazer (por amor a) seus desejos, então você está sendo movido pela paixão, mas poucos conseguem enxergar isso. Lendo Romanos 6:12 nós podemos ver que a paixão nos afasta da Graça: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões.
Dificilmente nós iremos namorar movidos por amor a Deus. Eu sou a favor do namoro, mas de um namoro praticamente esquecido e que só existiu na vida de poucos cristãos que souberam enxergar a verdade (vou falar dele mais pra frente). Não sou a favor do namoro como ele é nos dias de hoje, ou como quase sempre foi. Não vou dizer que a mídia corrompeu o namoro, mas o próprio homem e sua paixão fizeram isso. O namoro virou uma imitação barata do casamento para o homem satisfazer seus desejos. É um aval da sociedade para experimentar o outro. E isso é uma verdade tão clara que nos deixa cegos. Pergunte para si mesmo: quantas magoas você não teve dentro do seu namoro? Quantas vezes não se sentiu tentado ao ato sexual? Quantas vezes sua mão não “escorregou” para as “áreas da intimidade sexual” (como também são conhecidas: seios, bunda e o pênis). E geralmente tudo começa com um ato muito simples e comum: o beijo (mas vou deixar esse assunto pra depois).

O namoro é gerado por máscaras. As pessoas criam “identidades falsas” para satisfazer o parceiro, para que assim eles permanecem unidos e se satisfazendo. Essa narrativa parece uma outra coisa, não? A prostituição! Não, não estou comparando o namoro com a prostituição, mas eles possuem características muito semelhantes. Mas saiba que o seu corpo é templo do Espírito Santo (I Cor 6:19).

O Namoro pode ser usado por Deus, mas também pode ser usado pelo Diabo, inclusive no meio cristão. A prova disso é que, segunda uma pesquisa, mais de 50% dos jovens cristãos perderam suas virgindade enquanto cristãos. E olha que essa pesquisa foi feita a cerca de 7 anos, agora te pergunto, e como deve estar nos dias de hoje? Onde cada vez mais o namoro vira sinônimo de sexo e prostituição. Onde os adolescentes perdem a virgindade cada vez mais cedo. E digo isso por experiências familiares (não comigo, calma). Então pare e pense! Mais da metade dos jovens cristãos estão caindo em pecado e provavelmente estragando o seu casamento. Isso desestrutura toda uma vida, e leva a maioria das pessoas a perderam sua fé, pois foram frustradas em um relacionamento prazeroso, que não deu mais certo. E o que fica depois? Só as marcas.
Os casamentos não estão mais sendo concretizados por causa disso. E muitas vezes as pessoas não sabem porque o casamento deu errado. Fruto de um namoro ruim. E geralmente está tudo relacionado a falta de confiança que um tem pelo outro (mas geralmente provem de ambos). Se uma pessoa não pôde esperar até o casamento para “se saciar” ou transar, quem então pode garantir que essa pessoa não cometerá outros erros? É assim que as pessoas pensam, e não estou aqui para dizer se é com razão ou não, mas não posso dizer que eu não pensaria o mesmo.

Não estou aqui para dizer que o namoro é pecado, e não acredito que seja. Mas o que acontece dentro dele é. Mas, quero tentar mostrar um outro lado do namoro que por tempos foi esquecido:
.
O NAMORO ‘CRISTÃO’?
Não gosto desse nome, mas não pensei (também, as cinco da madrugada…) em outro para esclarecer o meu ponto de vista cristão sobre o namoro.
O namoro pode ser “santificado” e guiado “inteiramente” por Deus, eu acredito. Mas isso é muito, muito difícil. Pois quando você namora, geralmente, está buscando algo na outra pessoa que te agrada. Mas, se você conseguir ver o namoro como uma pré-aliança nupcial, a coisa fica muito melhor. Para começar, a única relação (no caso) que consta na bíblia que Deus criou foi o casamento. Deus criou o homem e a mulher para que eles se conhecessem para se casar. Quando você namora, deve ter em mente o casamento e a benção do casamento. Se você tiver um pensamento voltado para si, muito provavelmente isso vai dar errado. Eu, por exemplo, tenho uma grande convicção sobre meu casamento: ele vai ser usado para frutificar o meu ministério. Nada disso ainda existe como eu creio que será, mas quero o meu casamento voltado para os serviços de Deus, e depois, claro, também quero aproveitar a liberdade oferecida por Deus dentro do casamento. Quem não quer? :)

O que me leva a outro ponto importante: O seu namoro (ou o casamento) deve existir antes mesmo dele acontecer. Você deve estar sempre se preparando mental e espiritualmente para ele, e esperar em Deus. Esperar em Deus é algo muito importante (embora difícil para muitos). Mas você acredita em Deus? Caso sua resposta seja sim, imagino eu, você deve seguir pelo menos alguns de seus princípios. Aguardar todas as coisas em Deus é um deles. E nós (cristãos) geralmente fazemos isso. Esperamos que Deus nos de um emprego, abra as portas para a faculdade, que realize um milagre. Mas quando falamos de namoro, geralmente queremos ajudar Deus, só pra dar uma “lembrada” nEle, vai que Ele esqueceu, não é? (não). Deus não precisa de sua ajuda pra cumprir os planos dEle, se o Senhor do Universo, criador de todas as coisas, que se sacrificou por nós e nos ama e perdoa a cada dia te prometeu algo, acha que Ele não vai cumprir?
“Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.”
Salmos 37:4-7
Já disse que não sou contra o namoro (desde que não seja o namoro como é conhecido atualmente). Mas se você quer namorar, aconselho você a não beijar. Beijar não é pecado, mas acredito que esse ato foi feito para os casados. Por que acha que quando se casam, o pastor/padre diz: “E agora você pode beijar a noiva”? “Agora você pode”, ou seja, antes não podia, ou não deveria, porque o beijo leva a outros sentimentos e vontades (mas vou deixar isso pra depois²). Não digo que é errado e que não se deva fazer, mas tenha cuidado com isso. Muitas outras coisas podem ser perigosas no namoro, pare a analise.
Sempre que você tiver alguma dúvida no seu namoro, pare e pense nos valores cristãos aplicados sobre sua dúvida. Logo você vai obter uma resposta e saberá qual é o caminho correto e qual é o errado. E não é preciso ser cristão para analisa-lo como um cristão.
.
Para terminar: eu já disse que não sou contra o namoro (um namoro diferente), mas a Bíblia parece nos alertar sobre ele:
“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”
2 Timóteo 2:22
“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões.”
Romanos 6:12
“Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.”
1 Coríntios 7:8-9
Pense em seu namoro como uma preservação de conhecer a pessoa e engrandecer o Amor para um casamento. Mas te digo que você só vai conhecer verdadeiramente seu parceiro depois de casados. Você só vai criar um amor verdadeiramente santo depois de casados.  Pense no namoro como uma amizade onde se prova o amor um por outro. Onde se prova o sacrifício e como a vontade de Deus pode estar entre vocês.
.
Qualquer dúvida, deixe um comentário ou envie um email para thecomedian@achandograca.com.br
Desculpe o inconveniente, mas tô nem ai (mentira), beijosfollowme,
The Comedian.

Fonte: Achando Graça

1 comentários:

  1. Unknown disse...

    A paz do Senhor Jesus, amado boa - tarde respeito sua opinião mas não existe namoro dentro das escrituras, existe o compromissado entre um rapaz e uma moça cristã, ninguém deixa de ser homem ou mulher por que se converteu, batalhas do Espirito contra a carne, sempre vai existir .

Postar um comentário

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Palavras da Verdade

2014 (1) Aborto (4) acepção de pessoas (2) adoração (7) adversidade (1) África (1) amizade (1) amor (15) amor de Deus (11) aniversário (1) ano novo (2) anorexia (1) ansiedade (4) anticristo (1) antropocentrismo (1) Apologética (9) Apologética - Ekklésia (2) Apologia (1) arado (1) Argumento Cosmológico (1) arte (1) artes marciais (1) artistas (1) árvore da vida (1) Assembléia de Deus (1) astrologia (1) ateismo (1) ateísmo (4) atitude (3) ato profético (2) auto-estima (2) banda (1) Banda Envoy (1) batalha espiritual (1) batalhas (1) Beijo (3) bençãos (1) Bíblia (10) bíblico (1) blasfêmia (4) blog (3) boatos (2) brasil (2) C. S. Lewis (1) caminho (2) capitalismo (1) Carnaval (3) Cartas (2) cartas de Paulo (1) casamento (6) casamento homossexual (1) cds (1) Céu (1) chavões (1) Ciência e Fé (1) citações (1) CMFreak (1) coisas da alma (1) Comportamento (5) Confiança em Deus (5) confiar (1) confissão (1) conflitos (2) conforto (1) conhecimento (1) consumismo (3) contenda (3) contexto (1) controle de Deus (5) convicção (1) cordeiro (1) corrupção (1) Cosmovisão (1) Cotidiano (13) crente raimundo (2) crer (1) Criação do mundo (1) crianças (5) cristão (8) cristianismo (5) Cristo (6) critica (1) críticas (5) Crônicas Eclesiásticas (1) cruz (4) cultura (1) cura espiritual (1) Davi (1) decepção (1) declarações falsas (1) degradação dos lares (1) democracia (1) Denúncias - Falsas doutrinas (4) dependência de Deus (4) depressão (1) desabafo (2) desafios (1) Desciclopédia (1) desejos carnais (1) desperdício (1) desprezo (2) Destaque (1) Destaques (1) destinos (2) Destruíndo a mentira (4) desviados (1) Deus (16) Devocionais (2) devocional (1) Dia das Crianças (2) diabo (1) dicotomias (1) dinheiro (2) direito animal (1) discussões (1) distorção (1) divisão (3) divórcio (1) dízimo (1) dízimos (1) doutrinas (2) download (6) droga (1) Ebooks (7) Edir Macedo (3) egoísmo (1) Eleições 2010 (2) Eliel Vieira (2) elogios (1) erros (4) escarnecedor (1) escolhas (1) Espírito (1) espiritualidade (6) estilo musical (3) estudos (4) eternidade (1) eu (3) evangelho (13) Evangelicalismo (2) Evangelismo (7) Eventos (2) exegese (1) exéquias (1) Existência de Deus (1) experiências (1) Expiação (1) expressões idiotas (1) extremismo (1) falatório (1) falsa (1) falso evangelismo (1) falsos apóstolos (2) Falsos profetas (6) fama e fortuna (1) família (2) fanatismo (2) farisaísmo (9) (9) feiura (2) felicidade (1) feminismo (1) festa (2) Ficha Limpa (1) fidelidade (1) filhos (1) Filosofia (2) Fofoca (7) fogueira santa (1) fome (1) forever alone (4) frases (1) fundamentalismo (6) futuro (2) Garota Cristã (1) Genizah (5) glória apenas a DEUS (4) Gospel (18) graça (5) guerra (1) Hardcore cristão (1) hebraismo (1) hedonismo (2) Heresias (10) Hermes Fernandes (2) hino (1) Hipocrisia (3) Homem (3) Homossexualidade (3) homossexualismo (1) honestidade (1) honra (1) humor (10) idéias (1) Idolatria (3) Igreja (20) igreja adormecida (11) Igreja Batista Westboro (1) Igreja não-institucional (1) Igreja Universal (1) imagens (6) imoralidade (1) ímpio (1) Internet (1) interpretações (2) intervenção (1) Intimidade (2) ironia (2) Jesus (20) João Batista (1) jornada (1) José Wellington (1) jugo desigual (1) Juízo Final (1) justiça (2) juventude (1) le penseur (5) legalismo (1) lembranças (1) letras (32) liberdade religiosa (1) LIBRAS (1) Liderança. Missões (1) líderes evangélicos (3) links (1) liturgia (1) Livre Pensamento (1) lixo (3) Lobos (1) logos (1) loucura (1) louvor (4) louvorzão (1) lutas (2) luz (1) Macumba (1) mandinga (1) manifesto (2) manipuladores (1) Marco Feliciano (2) Marketing da Fé (1) Martin Luther King (1) masturbação (2) meditação (4) meditações (7) Melhor de Deus (1) memorando (5) meninas (1) mensagem (1) Mensagens (1) mentiras (2) mercantilismo (2) metal (9) mídia (2) milha (1) ministério (1) Ministérios Jovens (1) missionários (2) missões (7) missões urbanas (4) misticismo (1) Modas (1) momentos (1) moral (1) Morte por amor (1) Movimento Underground (6) mulher (1) mundanismo (2) mundo (1) musica (1) música (40) Música para crianças (1) música ruim (4) Música secular (4) namoro (6) Não Morda a Maçã (1) narcisismo (1) natal (1) natureza (2) Necessidades Espirituais (1) Negar a fé (2) neopentecostalismo (2) neutralidade (1) Nostradamus (1) notícias (2) nova era (1) Nova geração (1) obra de Deus (2) obrigação (1) ocidente (1) ódio (1) ofertas (1) óleo santo (2) Opinião (1) oração (3) orgulho (1) paciência (1) padrão de beleza (3) pagão (1) paixão (3) palavra (2) palavras (1) para pensar (1) parábolas (1) parcialidade (1) partidarismo (1) Pascoa (1) pastor (3) pastores ladrões (4) Paulo (1) paz (1) pecado (12) pedofilia (1) pensamentos (14) pentecostalismo (1) perfeito (1) perguntas (1) perversão sexual (3) pessoas (1) planeta (1) planos (1) pobreza (1) Podcast (1) poder de Deus (1) poema (1) Poeminhas (2) Poesia (10) politica (4) política (7) ponto eletrônico (1) Pornografia (3) portas abertas (1) práticas humanas (4) preconceito (4) pregação (2) prostituição (1) protesto (1) Provérbios (1) Púlpito (1) Púlpito Cristão (3) púlpito político (6) R.R. Soares (1) rapidinha (1) razão (1) realidade (1) rebelde (1) reflexão (24) reflexões (36) Rei (1) Reino (2) rejeição (1) relacionamento amoroso (3) Relacionamentos (4) religião (2) religiões (2) religiosidade (12) Renascer em Cristo (1) Renato Vargens (2) respeito (2) Resposta dos hereges (2) reviews (1) Ricardo Gondim (2) ritmo (1) rock (2) romanos (1) rosa ungida (1) sabedoria (3) sacrifício (3) Salmos (1) salvação (2) Samuel Câmara (1) Sandro Baggio (1) santidade (7) Santificação (3) Santo (1) Sarah Sheeva (1) satanismo (4) Satanologia da Prosperidade (19) saudade (1) Secular (1) segredos (1) sentimentos (6) ser completo (1) sexo (8) Shows (3) signos (1) Silas Malafaia (8) símbolos (1) sinais (2) soberania (2) Sociedade (4) sofrimento (2) solidão (1) solteiros (1) sonhos (1) Steve Jobs (1) stress (1) subversão (1) sujeira (2) talentos (1) televangelismo (1) tempo (1) Tempo pra Deus (1) teocracia (1) Teologia (3) Teologia da Prosperidade (15) teologia relacional (1) Teoria da Conspiração (2) terapia do amor (25) terrorismo (1) Testemunhos (2) texto fora de contexto (1) trabalho (3) tradução (3) traição (3) tribos urbanas (1) tribulação (1) Twitter (1) UFC (1) unção (1) V.E.R. (2) Valdomiro Santiago (1) valores (3) ventre (1) verdade (10) verdades (5) Vício (1) vida (6) vida cristã (10) vida sentimental (35) vidas (1) Vídeo (9) Vídeos (12) vingança (1) violencia (1) vitória (1) volta de Cristo (1) vontade de Deus (5) voto consciente (2) William Lane Craig (1)