03 PASSOS PARA DESMISTIFICAR O DÍZIMO



Todo cristão sabe que deve fazer o que a Bíblia manda e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a Bíblia e somente a Bíblia é a nossa regra de fé e prática.

Sendo assim, vejamos:

1-A bíblia manda entregar o dízimo?
Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
2-Onde é a Casa do Tesouro?
No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.

3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.

E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!

No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.

Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generozidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja, sendo que tal pessoa inclusive algumas vezes recebe ameaças como se fossem conselhos dizendo que ela será destruida na área financeira, caso não doe 10% de seus recursos na igreja.

Por uma ausência óbvia de texto bíblico a Casa do Tesouro descrita em Malaquias 3:10 não é o cofre ou conta bancária da igreja, no caso daquelas instituições devidamente registradas, nem tão pouco é o bolso do pastor, no caso daquelas instituições irregulares, onde não há pessoa jurídica e o patrimônio da igreja se confunde com o patrimônio do pastor.

Não sei como você que está lendo esse texto irá processar essa informação, mas essa é a verdade e tenho o Senhor como testemunha dela. Essa sim é a Palavra de Deus que devemos obediência, o resto é tradição humana, sendo que a tradição não pode sobrepujar a Palavra.

Além disso, se você foi convencido pelo Espírito Santo à luz das escrituras de que essa é a verdade, a qual as muitas instituições chamadas de igrejas não querem que os cristãos saibam, então divulgue essa mensagem!

Belo Horizonte, 12 de Dezembro de 2011
Mariel M. Marra

Vi no Ponto Crítico

7 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Temos ainda o fato bíblico de que o dízimo era dado em produtos da terra (frutos, animais ), e nunca em dinheiro. Deuteronômio: 14. 22. Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. 23. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. 24. Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25. então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. 26. E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. - Bíblia JFA Offline...Nosso DEUS em sua onisciência já sabia como seria a história do dízimo no futuro, assim sendo não autorizou o dízimo em dinheiro... o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

  2. Unknown disse...

    concordo plenamente com isso tudo que foi escrito ,dizimo nunca foi dinheiro e eu nao entendo como ate hoje existem critaos cegos quanto a isto acho que e porque a maioria e preguiçoso nao leem as sagradas escrituras e ficam a merce de lobos em pele de ovelha.HB 7 esta bem claro que o novo test, abolio ,antigo testamento ,que nunca justificou ninguem.

  3. Unknown disse...

    Respondendo as perguntas acima:
    1 - A Bíblia manda entregar o dízimo, porém esta ordenança foram para Israel no contexto do Antigo Testamento. O dízimo está inserido nas leis cerimoniais que foram abolidas na migração para o Novo Testamento. Em Mateus 23.23 que fala do dízimos muitos interpretam este versículo erradamente pensando que Jesus estava ratificando a prática do dízimo para o Novo Testamento o que seria incoerente deixar este preceito da Lei de Moisés e abolir os demais. Jesus estava discutindo com os Fariseus a Lei de Moisés lhes chamando a atenção para que toda a Lei fossem cumpridas na íntegra e não parte dela. Na formação da Igreja de Jesus os judeus convertidos obedeciam a Lei de Moisés não para a salvação e sim por tradição e os gentios convertidos ficaram identos da Lei de Moisés observando apenas alguns pontos como: não comer carne sufocada, não comer sangue, se guardar da prostituição. Esta decisão foi decidida no 1º Concílio de Jerusalem.
    2. A Casa do Tesouro era um espaço no templo em Jerusalém onde as pessoas traziam ofertas e dízimos, isso no contexto do Antigo Testamento. No Novo Testamento a figura do templo perde o uso por conta do Judaísmo e a sua destruição logo depois. A Igreja se reuniam nas casas dos crentes para comunhão e adoração, as necessidades eram compartilhadas e sanadas através de doações realizadas pelos crentes. O dízimo e as ofertas não existem até o IV século da era cristã, passou a existir depois com o Imperador Constantino, quando a Igreja se torna a religião oficial do Império Romano e se une ao Estado . Inicia-se a decadencia da Igreja.
    3.A terceira pergunta dispensa comentário. É obvio que não!!!

  4. A MENTIRA E O ENGANO DA PRÁTICA
    DO DÍZIMO EM NOSSOS DIAS.

    O DÍZIMO NÃO ERA OBRIGATÓRIO NEM NO VELHO TESTAMENTO.

    DEPOIS O DÍZIMO PASSOU A SER SUGERIDO POR DEUS COMO FORMA DE ALIMENTAR O POVO LEVITA E CONSTATAR A FIDELIDADE DO POVO JUDEU.

    QUANDO DEUS DIZ LÁ EM MALAQUIAS QUE ROUBAMOS A DEUS. ELE DEUS QUER DIZER OS SACERDOTES DA ÉPOCA, ESTES ROUBAVAM O MELHOR DOS DÍZIMOS DAS 11 TRIBOS E DAVAM O QUE RECEBIAM DE MAIS FRACO. COM ISSO ESTES SACERDOTES ROUBAVAM A DEUS. NOS DÍZIMOS.


    Não existe na bíblia nenhuma referencia mandando pagar o dízimo. Abraão deu o dízimo de tudo a Melquisedeque voluntariamente. Jacó, voluntariamente fez um voto a DEUS no qual ele prometia dar o dízimo de tudo DEUS o abençoasse. Em Malaquias, DEUS não está chamando de ladrão quem não paga os dízimos. O dízimo foi instituído por DEUS em levíticos simplesmente por um motivo: Hoje, quando pecamos, temos alguém que morreu em nosso lugar, sobre o qual, mediante arrependimento, lançamos as nossas culpas. ELE morreu uma vez por todas por nossas culpas. Na época do levítico, era diferente, pois JESUS ainda não havia morrido por nossas culpas; então DEUS para expiar nossos pecados, mandou que os homens (ser humano) transferissem a culpa para um animal, o qual era sacrificado em nosso lugar. Só que tinha um problema: Israel tinha aproximadamente 3 milhões de pessoas; então era animais demais para sacrificar, o que tomaria o tempo todo; para resolver o problema, DEUS mandou que Moisés separasse uma quantidade equivalente de pessoas para atender a demanda, sendo então necessário a cada 10 pessoas mais ou menos, tirar um para atendê-los, ou seja, das 12 tribos tirou a de Levi. Para seu sustento, então as 11 tribos trariam o dízimo do que produzissem para os levitas, e dos sacrifícios que eram menos, para os sacerdotes. Eis aí então a instituição dos dízimos. Em Malaquias quando DEUS diz que estão roubando, é porque os sacerdotes estavam pegando os dízimos para eles, o que seria dos Levitas.

    HOJE O QUE DEUS QUER É QUE AJUDEMOS O POBRE DA NOSSA IGREJA PRIMEIRAMENTE. E O NECESSITADO. NÃO COM DÍZIMO MAIS COM OFERTAS DE AMOR., AMOR., AMOR. E NÃO COM LEI. IMPOSIÇÃO, E MALDIÇÃO.
    DEUS NÃO POE MALDIÇÃO EM NINGUÉM. DEUS É AMOR. AMOR. AMOR.


    ABRAÇOS. JESUS NOS AMA E JÁ PAGOU O PREÇO, NOS LIBERTOU DE TODA A LEI. E SEREMOS JULGADOS PELA GRAÇA E NUNCA MAIS PELA LEI.

    CESAR ALONSO CARRERA. Email. alonsocarrera@hotmail.com

  5. Anônimo disse...

    Não era de hj que eu tinha essas dúvidas, mas eu estou bem esclarecida agora, obrigada.

  6. Eu acredito neste evangelho da igreja primitiva,de ajudar os órfãos,e necessitados, as viúvas!! se houvesse verdade em prosperar através de dízimo,todos que e fiel dizimistas era para ser milionário!!!

  7. Unknown disse...

    Excelente irmão eu dou pq quero e pq Deus Poe no meu coração e dou onde estiver alguém necessitando. E quanto ao rock sou chamado de endemoniado por alguns "Pr" e colocaram ( e ela aceitou claro )na cabeça da minha esposa que eu sou o q "eles" dizem e agora estou vivendo um grande conflito com ela. Pois faço distribuição de cds e dvds gratuitamente(copias e originais)comecei com fitas K7 e VHS em 1993 e até hoje não sou aceito como um crente de verdade. Mas foram e serão muitos rockeiros que não conheciam O Potencial Gospel do mundo inteiro pois tenho uns 20 mil(entre originais e Mp 3)cds e dvds, inclusive já tive autorização de cantores pra copiar fazer a distribuição das copias obs:inclusive gravadoras. Só vou cobrar de Vcs uma coisa Orações por mim e minha esposa, pois ela fazia o trabalho comigo.Um grande abraço e A Paz de Jesus!!!

Postar um comentário

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Palavras da Verdade

2014 (1) Aborto (4) acepção de pessoas (2) adoração (7) adversidade (1) África (1) amizade (1) amor (15) amor de Deus (11) aniversário (1) ano novo (2) anorexia (1) ansiedade (4) anticristo (1) antropocentrismo (1) Apologética (9) Apologética - Ekklésia (2) Apologia (1) arado (1) Argumento Cosmológico (1) arte (1) artes marciais (1) artistas (1) árvore da vida (1) Assembléia de Deus (1) astrologia (1) ateismo (1) ateísmo (4) atitude (3) ato profético (2) auto-estima (2) banda (1) Banda Envoy (1) batalha espiritual (1) batalhas (1) Beijo (3) bençãos (1) Bíblia (10) bíblico (1) blasfêmia (4) blog (3) boatos (2) brasil (2) C. S. Lewis (1) caminho (2) capitalismo (1) Carnaval (3) Cartas (2) cartas de Paulo (1) casamento (6) casamento homossexual (1) cds (1) Céu (1) chavões (1) Ciência e Fé (1) citações (1) CMFreak (1) coisas da alma (1) Comportamento (5) Confiança em Deus (5) confiar (1) confissão (1) conflitos (2) conforto (1) conhecimento (1) consumismo (3) contenda (3) contexto (1) controle de Deus (5) convicção (1) cordeiro (1) corrupção (1) Cosmovisão (1) Cotidiano (13) crente raimundo (2) crer (1) Criação do mundo (1) crianças (5) cristão (8) cristianismo (5) Cristo (6) critica (1) críticas (5) Crônicas Eclesiásticas (1) cruz (4) cultura (1) cura espiritual (1) Davi (1) decepção (1) declarações falsas (1) degradação dos lares (1) democracia (1) Denúncias - Falsas doutrinas (4) dependência de Deus (4) depressão (1) desabafo (2) desafios (1) Desciclopédia (1) desejos carnais (1) desperdício (1) desprezo (2) Destaque (1) Destaques (1) destinos (2) Destruíndo a mentira (4) desviados (1) Deus (16) Devocionais (2) devocional (1) Dia das Crianças (2) diabo (1) dicotomias (1) dinheiro (2) direito animal (1) discussões (1) distorção (1) divisão (3) divórcio (1) dízimo (1) dízimos (1) doutrinas (2) download (6) droga (1) Ebooks (7) Edir Macedo (3) egoísmo (1) Eleições 2010 (2) Eliel Vieira (2) elogios (1) erros (4) escarnecedor (1) escolhas (1) Espírito (1) espiritualidade (6) estilo musical (3) estudos (4) eternidade (1) eu (3) evangelho (13) Evangelicalismo (2) Evangelismo (7) Eventos (2) exegese (1) exéquias (1) Existência de Deus (1) experiências (1) Expiação (1) expressões idiotas (1) extremismo (1) falatório (1) falsa (1) falso evangelismo (1) falsos apóstolos (2) Falsos profetas (6) fama e fortuna (1) família (2) fanatismo (2) farisaísmo (9) (9) feiura (2) felicidade (1) feminismo (1) festa (2) Ficha Limpa (1) fidelidade (1) filhos (1) Filosofia (2) Fofoca (7) fogueira santa (1) fome (1) forever alone (4) frases (1) fundamentalismo (6) futuro (2) Garota Cristã (1) Genizah (5) glória apenas a DEUS (4) Gospel (18) graça (5) guerra (1) Hardcore cristão (1) hebraismo (1) hedonismo (2) Heresias (10) Hermes Fernandes (2) hino (1) Hipocrisia (3) Homem (3) Homossexualidade (3) homossexualismo (1) honestidade (1) honra (1) humor (10) idéias (1) Idolatria (3) Igreja (20) igreja adormecida (11) Igreja Batista Westboro (1) Igreja não-institucional (1) Igreja Universal (1) imagens (6) imoralidade (1) ímpio (1) Internet (1) interpretações (2) intervenção (1) Intimidade (2) ironia (2) Jesus (20) João Batista (1) jornada (1) José Wellington (1) jugo desigual (1) Juízo Final (1) justiça (2) juventude (1) le penseur (5) legalismo (1) lembranças (1) letras (32) liberdade religiosa (1) LIBRAS (1) Liderança. Missões (1) líderes evangélicos (3) links (1) liturgia (1) Livre Pensamento (1) lixo (3) Lobos (1) logos (1) loucura (1) louvor (4) louvorzão (1) lutas (2) luz (1) Macumba (1) mandinga (1) manifesto (2) manipuladores (1) Marco Feliciano (2) Marketing da Fé (1) Martin Luther King (1) masturbação (2) meditação (4) meditações (7) Melhor de Deus (1) memorando (5) meninas (1) mensagem (1) Mensagens (1) mentiras (2) mercantilismo (2) metal (9) mídia (2) milha (1) ministério (1) Ministérios Jovens (1) missionários (2) missões (7) missões urbanas (4) misticismo (1) Modas (1) momentos (1) moral (1) Morte por amor (1) Movimento Underground (6) mulher (1) mundanismo (2) mundo (1) musica (1) música (40) Música para crianças (1) música ruim (4) Música secular (4) namoro (6) Não Morda a Maçã (1) narcisismo (1) natal (1) natureza (2) Necessidades Espirituais (1) Negar a fé (2) neopentecostalismo (2) neutralidade (1) Nostradamus (1) notícias (2) nova era (1) Nova geração (1) obra de Deus (2) obrigação (1) ocidente (1) ódio (1) ofertas (1) óleo santo (2) Opinião (1) oração (3) orgulho (1) paciência (1) padrão de beleza (3) pagão (1) paixão (3) palavra (2) palavras (1) para pensar (1) parábolas (1) parcialidade (1) partidarismo (1) Pascoa (1) pastor (3) pastores ladrões (4) Paulo (1) paz (1) pecado (12) pedofilia (1) pensamentos (14) pentecostalismo (1) perfeito (1) perguntas (1) perversão sexual (3) pessoas (1) planeta (1) planos (1) pobreza (1) Podcast (1) poder de Deus (1) poema (1) Poeminhas (2) Poesia (10) politica (4) política (7) ponto eletrônico (1) Pornografia (3) portas abertas (1) práticas humanas (4) preconceito (4) pregação (2) prostituição (1) protesto (1) Provérbios (1) Púlpito (1) Púlpito Cristão (3) púlpito político (6) R.R. Soares (1) rapidinha (1) razão (1) realidade (1) rebelde (1) reflexão (24) reflexões (36) Rei (1) Reino (2) rejeição (1) relacionamento amoroso (3) Relacionamentos (4) religião (2) religiões (2) religiosidade (12) Renascer em Cristo (1) Renato Vargens (2) respeito (2) Resposta dos hereges (2) reviews (1) Ricardo Gondim (2) ritmo (1) rock (2) romanos (1) rosa ungida (1) sabedoria (3) sacrifício (3) Salmos (1) salvação (2) Samuel Câmara (1) Sandro Baggio (1) santidade (7) Santificação (3) Santo (1) Sarah Sheeva (1) satanismo (4) Satanologia da Prosperidade (19) saudade (1) Secular (1) segredos (1) sentimentos (6) ser completo (1) sexo (8) Shows (3) signos (1) Silas Malafaia (8) símbolos (1) sinais (2) soberania (2) Sociedade (4) sofrimento (2) solidão (1) solteiros (1) sonhos (1) Steve Jobs (1) stress (1) subversão (1) sujeira (2) talentos (1) televangelismo (1) tempo (1) Tempo pra Deus (1) teocracia (1) Teologia (3) Teologia da Prosperidade (15) teologia relacional (1) Teoria da Conspiração (2) terapia do amor (25) terrorismo (1) Testemunhos (2) texto fora de contexto (1) trabalho (3) tradução (3) traição (3) tribos urbanas (1) tribulação (1) Twitter (1) UFC (1) unção (1) V.E.R. (2) Valdomiro Santiago (1) valores (3) ventre (1) verdade (10) verdades (5) Vício (1) vida (6) vida cristã (10) vida sentimental (35) vidas (1) Vídeo (9) Vídeos (12) vingança (1) violencia (1) vitória (1) volta de Cristo (1) vontade de Deus (5) voto consciente (2) William Lane Craig (1)