Saul e os teólogos da prosperidade


Saul sempre me fascinou. Não porque eu admire a vida dele, muito pelo contrário. Ele me fascina pela similaridade com tantos daqueles que nós chamamos de pastores da teologia da prosperidade. Saul se estivesse nos dias de hoje talvez iria não ser o rei de Israel, mas sim fundaria uma igreja e a tornaria um verdadeiro império, com dezenas de templos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, pregando a prosperidade e fazendo grandes desafios de "fé" para levar seu povo como belos cordeirinhos para o holocausto.

Algumas das características bíblicas de Saul que em muito se assemelham à estes líderes de igreja atuais podem ser facilmente detectadas neste estudo que irei traçar aqui. Mas antes um retrospecto geral de Saul. Aquele que se tornaria o primeiro rei da nação escolhida por Deus era um jovem pobre de uma família pequena dentro da menor tribo de Israel, Benjamim (I Sm.9, com ênfase nos vv. 15-21). Ainda assim, e mesmo com a zombaria de alguns (I Sm. 10:27), Saul foi ungido rei dos Israelitas. Muito similar a alguns líderes cristãos, que começam lá de baixo, da "sarjeta" da vida sem Deus e sem esperança, são resgatados e escolhidos por Ele para liderarem seu povo. Vencem diversas batalhas e crescem na fé e no ministério, sempre no controle de Deus e confiando n'Ele. Mas aí muitos começam a sofrer os mesmos sintomas de Saul:





1º - Por medo de perder popularidade, fazem coisas que agradam o povão: Saul em I Sm. 13 vai a guerra contra os filisteus. Era de fato a vontade de Deus isso naquele momento, e Samuel, o profeta do Senhor, havia orientado Saul a esperar por ele por 7 dias para que pudessem fazer um sacrifício e pedir orientação de Deus (I Sm. 10:8). Mas vendo que seus soldados "tremiam de medo" (I Sm. 13:7b), Saul decidiu não esperar mais um minuto e foi lá, fazer o sacrifício ele mesmo. Samuel aparece logo depois e mostra a indignação de Deus pela afobação de Saul. Quantos líderes que outrora pregavam CONTRA a teologia da prosperidade, cientes de que esse tipo de palavra não era NEM UM POUCO bíblica de repente "sabe-se lá porque" mudaram completamente o discurso e passaram a defender ferrenhamente essa abominação ou lentamente foram dando concessões para doutrinas estranhas ou mesmo fazendo vista grossa ou beatificando mesmo pecados que são decididamente coisas que desagradam a Deus dentro das Sagradas Escrituras. E tudo isso para não esvaziar suas igrejas, para não perder sua popularidade como um "grande homem de Deus". Lamentável né? Mas é o que tá acontecendo neste exato momento em algum desses "cultos do podeeeeeer".

2º - Leva o povo a fazer "sacrifícios" para alcançar seus objetivos humanos: Logo após uma vitória impressionante do seu filho Jônatas contra os filisteus, Saul em I Sm.14:24 havia simplesmente ordenado para todos os seus homens que NADA COMESSEM por um juramento, e somente poderiam tornar a se alimentar quando SAUL se vingasse dos seus inimigos. Frisem isso: QUANDO SAUL SE VINGASSE. Ou seja, era um sacrifício NÃO EM NOME DO SENHOR, nem pra sua HONRA E GLÓRIA e sim para objetivos puramente humanos. Quando você faz um sacrifício da "Fogueira Santa" ou até mesmo quando você faz um jejum, simples campanha de jejum de 21 dias a favor de SUA vida financeira, você REALMENTE está fazendo pra GLÓRIA de Deus? Ou com o objetivo de se enriquecer ou obter aquilo que você tanto anseia? Saul nesta "brincadeira" quase leva seu próprio filho à morte, usando até mesmo Deus pra justificar sua decisão (I Sm.14:36-45). E quantos desses falsos pastores não colocam Deus "no meio da história" pra dizer que sua campanha de milagres pertence a Ele.

3º - Para agradar seu povo, transpassa a vontade de Deus: Saul foi ordenado expressamente por Deus através de Samuel para consagrar "em anátema" todos os amalequitas e TUDO que eles possuiam: animais, casas, riquezas, TUDO. Em outras palavras, Deus ordenou a destruição COMPLETA daquele povo, para depositar seu juízo contra aquela nação iníqua. Saul fez QUASE TUDO CERTO, apenas deixou TODOS os melhores animais vivos. A desculpa? Ele iria fazer com as ovelhas sacrifícios a Deus. É... e quantos se utilizam de coisas que são contrárias à vontade do Pai e colocam como desculpa que estão fazendo isto para "atrair pessoas à salvação". Megashows gospel com ingressos à preço de fome, cartões de crédito gospel, falar besteiras em programas popularescos a lá Luciana Gimenez, entre outras bizarrices que eu nem quero comentar, seria isso realmente instrumentos do Espírito Santo para convencer os homens do pecado, da justiça e do juízo? E o pior: ainda dizemos com a cara mais lavada do mundo "Eu segui as instruções do SENHOR" (I Sm.15:13b)

4º - Fez alianças com inimigos da fé: Pior que deixar todos os animais vivos, Saul deixou O REI DO AMALEQUITAS, AGAGUE, VIVO. Sim, Saul decidiu livrar o rei daquele povo que Deus ORDENOU que fosse COMPLETAMENTE EXTERMINADO. Os motivos não são bem claros, mas imagino eu que seria uma aliança por motivos políticos. Era muito comum naquela época depois de uma guerra mortal com um povo, em que ele foi praticamente destroçado por completo, o vencedor oferecer mais do que um cessar-fogo ou uma tregua e sim uma aliança/garantia de vida (vide I Reis 20, com ênfase nos vv. 30-34). Essa aliança maldita muito se assemelha a alguns fatos conhecidos da atualidade, como um certo bispo que se associou ao REVERENDO MOON ou a um evento aí que ocorreu numa emissora costumaz em perseguir cristãos e apregoar uma religiosidade ecumênica, espírita e liberal. Mas para não ir em exemplos tão extremos, basta citar alianças políticas feitas em épocas de eleição que estimulam seus membros a votarem em vereador fulano, pois o mesmo prometeu IENZIIIIIS cadeiras pro seu templo, ou liberalizar práticas como "ficar" por exemplo pra evitar que os jovens de sua igreja "caiam fora" por achar ela "muito careta". Isso tem ocorrido na sua congregação? Ou você vai me dizer que aqueles eventos de "bom encontro da terapia do amor" são realmente bençãos de Deus para aquelas irmãs e irmãozinhos que estão desesperados para "matar a seca" de suas carnes?

5º - Passa a glorificar a si mesmo: Samuel, quando foi mandado por Deus para advertir Saul quanto ao caso dos amalequitas, soube que o rei tinha ido pro monte Carmelo para erguer "um monumento em sua própria honra" (I Sm.15:12). "Templo de Salomão", "Cidade Mundial", "Cidade do Centenário", "Torre da Rede Gospel". Alguns exemplos de monumentos que muitos até dizem que "são obras da igreja do Senhor na Terra para mostrar sua glória". O problema é que nessas obras eu não vejo o nome de Jesus em maior destaque. SEMPRE vejo o nome da igreja que fundou a obra faraônica, ou pior, o nome do líder que começou tudo. Tem exemplos menores: o daqueles pastores que utilizam-se de títulos que possuem para se mostrarem como "os tampas de guaraná Crush". Olhei horrorizado um líder de uma certa congregação exaltado logo abaixo do título de cada um dos templos da mesma: "Fundador-Presidente Apóstolo Dr. Ph.D Fulano de Tal Bispo Primaz". Nunca tinha visto título tão pomposo quanto esse. Incrível que Paulo, bem diferente desse cara, falou em Filipenses 3:4-8 tudo o que outrora ele tinha de títulos e valor diante dos homens, mas passou a considerar tudo isso como FEZES, ESTERCO, REFUGO, ESCÓRIA, por amor de Cristo. Pena que pra maioria isso não vale mais nada. Negócio é se chamar de "paipóstolo", "patriarca", "pai apóstolo sicrano de tal", "o maior profeta do mundo", "o defensor da família brasileira", "a mão de Deus". É. Essa moda faz sucesso mesmo.

6º - E pra terminar, sempre querem parecer para o povo como "os santos": Saul, após a repreensão, implorou a Samuel que o seguisse para "adorar ao Senhor" diante do povo. O objetivo era parecer ao povo que Saul ainda era aceito aos olhos do Pai "honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volta comigo" (I Sm. 15:30). Nem vou comentar essa última parte, tá na cara, né?

Poslúdio: Esses líderes podem permanecer no poder por anos a fio, mesmo com uma vida tão ímpia (Saul reinou 42 anos, e quando foi rejeitado por Deus devido sua própria rebelião - I Sm.15:22-23 - devia estar com uns 10/15 anos no máximo no reinado ainda), mas um dia perderão sua posição. Mesmo que não nessa terra, nos céus eles irão ser cobrados pelo Criador no Grande Trono Branco por cada pequenino que eles fizeram se desviar do caminho certo. E o fim deles será pior que o de Saul, que se suicidou no meio de uma batalha. Eles serão lançados por toda a eternidade no lago de fogo e enxofre. Quer isso pra você também? Ou vai sair do meio dessa congregação de morte?

0 comentários:

Postar um comentário

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Palavras da Verdade

2014 (1) Aborto (4) acepção de pessoas (2) adoração (7) adversidade (1) África (1) amizade (1) amor (15) amor de Deus (11) aniversário (1) ano novo (2) anorexia (1) ansiedade (4) anticristo (1) antropocentrismo (1) Apologética (9) Apologética - Ekklésia (2) Apologia (1) arado (1) Argumento Cosmológico (1) arte (1) artes marciais (1) artistas (1) árvore da vida (1) Assembléia de Deus (1) astrologia (1) ateismo (1) ateísmo (4) atitude (3) ato profético (2) auto-estima (2) banda (1) Banda Envoy (1) batalha espiritual (1) batalhas (1) Beijo (3) bençãos (1) Bíblia (10) bíblico (1) blasfêmia (4) blog (3) boatos (2) brasil (2) C. S. Lewis (1) caminho (2) capitalismo (1) Carnaval (3) Cartas (2) cartas de Paulo (1) casamento (6) casamento homossexual (1) cds (1) Céu (1) chavões (1) Ciência e Fé (1) citações (1) CMFreak (1) coisas da alma (1) Comportamento (5) Confiança em Deus (5) confiar (1) confissão (1) conflitos (2) conforto (1) conhecimento (1) consumismo (3) contenda (3) contexto (1) controle de Deus (5) convicção (1) cordeiro (1) corrupção (1) Cosmovisão (1) Cotidiano (13) crente raimundo (2) crer (1) Criação do mundo (1) crianças (5) cristão (8) cristianismo (5) Cristo (6) critica (1) críticas (5) Crônicas Eclesiásticas (1) cruz (4) cultura (1) cura espiritual (1) Davi (1) decepção (1) declarações falsas (1) degradação dos lares (1) democracia (1) Denúncias - Falsas doutrinas (4) dependência de Deus (4) depressão (1) desabafo (2) desafios (1) Desciclopédia (1) desejos carnais (1) desperdício (1) desprezo (2) Destaque (1) Destaques (1) destinos (2) Destruíndo a mentira (4) desviados (1) Deus (16) Devocionais (2) devocional (1) Dia das Crianças (2) diabo (1) dicotomias (1) dinheiro (2) direito animal (1) discussões (1) distorção (1) divisão (3) divórcio (1) dízimo (1) dízimos (1) doutrinas (2) download (6) droga (1) Ebooks (7) Edir Macedo (3) egoísmo (1) Eleições 2010 (2) Eliel Vieira (2) elogios (1) erros (4) escarnecedor (1) escolhas (1) Espírito (1) espiritualidade (6) estilo musical (3) estudos (4) eternidade (1) eu (3) evangelho (13) Evangelicalismo (2) Evangelismo (7) Eventos (2) exegese (1) exéquias (1) Existência de Deus (1) experiências (1) Expiação (1) expressões idiotas (1) extremismo (1) falatório (1) falsa (1) falso evangelismo (1) falsos apóstolos (2) Falsos profetas (6) fama e fortuna (1) família (2) fanatismo (2) farisaísmo (9) (9) feiura (2) felicidade (1) feminismo (1) festa (2) Ficha Limpa (1) fidelidade (1) filhos (1) Filosofia (2) Fofoca (7) fogueira santa (1) fome (1) forever alone (4) frases (1) fundamentalismo (6) futuro (2) Garota Cristã (1) Genizah (5) glória apenas a DEUS (4) Gospel (18) graça (5) guerra (1) Hardcore cristão (1) hebraismo (1) hedonismo (2) Heresias (10) Hermes Fernandes (2) hino (1) Hipocrisia (3) Homem (3) Homossexualidade (3) homossexualismo (1) honestidade (1) honra (1) humor (10) idéias (1) Idolatria (3) Igreja (20) igreja adormecida (11) Igreja Batista Westboro (1) Igreja não-institucional (1) Igreja Universal (1) imagens (6) imoralidade (1) ímpio (1) Internet (1) interpretações (2) intervenção (1) Intimidade (2) ironia (2) Jesus (20) João Batista (1) jornada (1) José Wellington (1) jugo desigual (1) Juízo Final (1) justiça (2) juventude (1) le penseur (5) legalismo (1) lembranças (1) letras (32) liberdade religiosa (1) LIBRAS (1) Liderança. Missões (1) líderes evangélicos (3) links (1) liturgia (1) Livre Pensamento (1) lixo (3) Lobos (1) logos (1) loucura (1) louvor (4) louvorzão (1) lutas (2) luz (1) Macumba (1) mandinga (1) manifesto (2) manipuladores (1) Marco Feliciano (2) Marketing da Fé (1) Martin Luther King (1) masturbação (2) meditação (4) meditações (7) Melhor de Deus (1) memorando (5) meninas (1) mensagem (1) Mensagens (1) mentiras (2) mercantilismo (2) metal (9) mídia (2) milha (1) ministério (1) Ministérios Jovens (1) missionários (2) missões (7) missões urbanas (4) misticismo (1) Modas (1) momentos (1) moral (1) Morte por amor (1) Movimento Underground (6) mulher (1) mundanismo (2) mundo (1) musica (1) música (40) Música para crianças (1) música ruim (4) Música secular (4) namoro (6) Não Morda a Maçã (1) narcisismo (1) natal (1) natureza (2) Necessidades Espirituais (1) Negar a fé (2) neopentecostalismo (2) neutralidade (1) Nostradamus (1) notícias (2) nova era (1) Nova geração (1) obra de Deus (2) obrigação (1) ocidente (1) ódio (1) ofertas (1) óleo santo (2) Opinião (1) oração (3) orgulho (1) paciência (1) padrão de beleza (3) pagão (1) paixão (3) palavra (2) palavras (1) para pensar (1) parábolas (1) parcialidade (1) partidarismo (1) Pascoa (1) pastor (3) pastores ladrões (4) Paulo (1) paz (1) pecado (12) pedofilia (1) pensamentos (14) pentecostalismo (1) perfeito (1) perguntas (1) perversão sexual (3) pessoas (1) planeta (1) planos (1) pobreza (1) Podcast (1) poder de Deus (1) poema (1) Poeminhas (2) Poesia (10) politica (4) política (7) ponto eletrônico (1) Pornografia (3) portas abertas (1) práticas humanas (4) preconceito (4) pregação (2) prostituição (1) protesto (1) Provérbios (1) Púlpito (1) Púlpito Cristão (3) púlpito político (6) R.R. Soares (1) rapidinha (1) razão (1) realidade (1) rebelde (1) reflexão (24) reflexões (36) Rei (1) Reino (2) rejeição (1) relacionamento amoroso (3) Relacionamentos (4) religião (2) religiões (2) religiosidade (12) Renascer em Cristo (1) Renato Vargens (2) respeito (2) Resposta dos hereges (2) reviews (1) Ricardo Gondim (2) ritmo (1) rock (2) romanos (1) rosa ungida (1) sabedoria (3) sacrifício (3) Salmos (1) salvação (2) Samuel Câmara (1) Sandro Baggio (1) santidade (7) Santificação (3) Santo (1) Sarah Sheeva (1) satanismo (4) Satanologia da Prosperidade (19) saudade (1) Secular (1) segredos (1) sentimentos (6) ser completo (1) sexo (8) Shows (3) signos (1) Silas Malafaia (8) símbolos (1) sinais (2) soberania (2) Sociedade (4) sofrimento (2) solidão (1) solteiros (1) sonhos (1) Steve Jobs (1) stress (1) subversão (1) sujeira (2) talentos (1) televangelismo (1) tempo (1) Tempo pra Deus (1) teocracia (1) Teologia (3) Teologia da Prosperidade (15) teologia relacional (1) Teoria da Conspiração (2) terapia do amor (25) terrorismo (1) Testemunhos (2) texto fora de contexto (1) trabalho (3) tradução (3) traição (3) tribos urbanas (1) tribulação (1) Twitter (1) UFC (1) unção (1) V.E.R. (2) Valdomiro Santiago (1) valores (3) ventre (1) verdade (10) verdades (5) Vício (1) vida (6) vida cristã (10) vida sentimental (35) vidas (1) Vídeo (9) Vídeos (12) vingança (1) violencia (1) vitória (1) volta de Cristo (1) vontade de Deus (5) voto consciente (2) William Lane Craig (1)