Estudo Bíblico LOUVOR E ADORAÇÃO

Louvor e Adoração


A Igreja existe para adorar a Deus. Certo pastor foi interrogado a respeito da quantos adoradores havia na sua igreja. Ele respondeu que haviam 400 pessoas assentadas nos bancos, mas adoradores mesmo, ele não sabia.
Adorar é glorificar a Deus em tudo. Toda a vida do cristão deve ser de adoração. Pecado é a desistência de adorar, o que pode ser definido como idolatria.
Compartilhar com Deus é viver em constante dar e receber de Deus. Quando o homem foi criado, era à imagem e semelhança do seu Criador – tinha prazer na Sua presença. Depois o homem caiu e perdeu essa semelhança, e agora foge do Criador: Quebrou-se a adoração, criou-se uma barreira. O homem como nós não sente mais o desejo da presença de Deus para sentir-se bem, busca a satisfação nos seus próprios desejos e prazeres, no possuir, no ter, no valorizar a si mesmo, ser dono do seu próprio jardim. Não quer ser mais jardineiro.

1. Qual a finalidade principal do homem?

A finalidade principal do homem é cultuar a Deus e gozá-lo para sempre. É importante notar esta ordem: em primeiro cultuar e depois gozar, pois a mudança da ordem da seqüência trará conseqüências funestas para o homem: O homem nunca terá gozo e verdadeira realização, se não buscar a glória de Deus no seu culto, em primeiro lugar.
O homem é salvo por conhecer a Deus (Jo 4:22); o conhecimento de Deus vem através de Jesus Cristo (Jo 17:3). Quando o homem adora a Deus, ele está cumprindo a razão da salvação. Em Jo 4:23 encontramos como adorar a Deus em Espírito e Verdade.
Em resumo conhecer é o fundamento da salvação; adorar é a razão da salvação; em Espírito e em verdade é a maneira de adorar.

2. Definição de adoração

Uma definição completa de adoração está em I Co 10:31 e em IPÊ 4:11, podendo resumi-las assim: Adoração é glorificar a Deus em tudo. Não só na Igreja, mas nas ações, nos pensamentos, no falar, passeando, trabalhando, em cada atitude. Temos que fazer tudo para a glória de Deus. Toda a vida é ou deve ser de adoração. Quando esta adoração cessa, há pecado. Pecado é a


desistência de adorar a Deus é adorar outra coisa que não seja Deus, é colocar coisa no lugar de Deus.
Adorar Deus é amá-lo, temê-lo e servi-lo; isto inclui corpo, alma e Espírito.

3. Prática da Adoração no Antigo Testamento

3.1 Sacrifício
O salário do pecado é a morte. Como os atos do homem são pecaminosos, ele deveria morrer. A alternativa dada por Deus é a de um sacrifício que substitui o próprio homem, pagando a dívida estabelecida pelo pecado. No conceito do A.T. seus pecados são cobertos pela vida de um animal sacrificado. Gn. 8: 20 e Hb 10: 3

3.2 Sacerdócio
O homem não pode entrar na presença de Deus por causa do seu pecado. O sacerdote então, purificado do seu pecado, entra na presença de Deus, intercedendo por todo o povo. O sacerdote substitui o homem por causa de sua pecaminosidade. A prática do Culto é feita por intermediário.

3.3 Local
No conceito do A. T. o local para a prática da adoração é o Templo, onde a glória (Shequiná) de Deus habita, se manifesta.Dt. 12:11-14

Estas 3 coisas : sacrifício, sacerdócio e local são a manifestação da aliança de Deus para com o seu povo.

 Outros aspectos
Reconhecendo a sua posição – Salmos 24: 1-2
Culto interno – Salmos 24: 3-4
Benefícios no culto – Salmos 24:5
Local do culto – Salmos 84:1
Na aflição – Salmos 84: 2ª
No júbilo – Salmos 84: 2b / ICR 15: 28-29
Cortejo de Deus – Salmos 68: 24
Com ordem – Salmos 68: 24
Procuravam adoração – Salmos 63: 1-4
Buscavam santificação – Salmos 63: 5-8

4. A Adoração no Novo Testamento

Cristo agora estabelece uma nova aliança, onde Ele é o sacrifício, o sacerdote e o templo. Estes temas são desenvolvidos mais especificamente no livro de Hebreus.



4.1 Sacrifício
Jesus se ofereceu como sacrifício pelos nossos pecados, uma vez por todas. Hb. 9:11-14
4.2 Sacerdócio
Em Cristo, somos constituídos reino e sacerdotes para Deus. Cristo é o mediador, e se Cristo está em nós, somos então, mediadores. Ministros e membros da Igreja são sacerdotes. Todos podem dirigir o culto sendo mediadores. Hb.7:26-29; Hb.10:19-22; IPe 2: 9; Ap. 5:10.
4.3 Local
Cristo é a pedra viva, Ele, estando em nós, nos edifica a casa espiritual para sermos sacerdócio santo. Nós somos o santuário de Deus. A morada de Deus não é mais o templo constituído por mãos humanas, mas sim, a casa de Deus edificada por pedras vivas que vivem, formando o tabernáculo da nova aliança. I Pe. 2:5; Hb. 9:24; ICo 6:19-20; 12 e 3:16-17.

 Contraste entre a velha e a nova aliança

Este culto tem mais glória que o primeiro. Em II Co.3:7-8; vemos o exemplo de Moisés que cobria sua face para que o povo não atentasse na terminação do que se desvanecia (a glória de Deus refletida no seu rosto).Hoje não precisamos de véu porque o Espírito Santo que habita em nós, permite que tenhamos o rosto desvendado para recebermos a glória do Senhor, essência do culto. II Co 3:12-18
O culto verdadeiro produz resultados. Tem que transformar o cultuante. O culto tem que separá-lo para Deus prepará-lo para o mundo. O agente da transformação é o Espírito Santo de Deus, o alvo da transformação é a imagem de Cristo e o resultado é a glória.
Não podemos adorar por nós mesmos. Há necessidade da atuação do Espírito Santo para passarmos das sombras para a realidade. Ninguém pode guardar a letra, a “letra mata”, mas o espírito vivifica, então nossa adoração deve ser feita pelo Espírito. II Co. 3: 5-6

 Outros aspectos do Culto verdadeiro:

Gozo da presença de Deus - Mt. 27:46
Obediência a verdade – IPe. 1:22
Regeneração - IPe. 1:23
Renovação espiritual - IPe. 1:25
Afastamento do pecado - IPe. 2:1
Produz desejo de relacionar com Cristo - IPe. 2:2-3
Produz atitude - IPe. 2:4
Nos entregamos a Deus – IPe 2:4
Temos comunhão com Deus e com os irmãos –Mt 18:15-20/ ICo 12; 14:3-5


5. A prática ritual da adoração : o que faço quando adoro?

 Rito Externo – a forma, prática religiosa
Sempre existirá a forma de cultuar a Deus. Aliás, é necessário tomar cuidado com a frase moderna: “Culto sem religião”, porque adorar exige também uma forma: ritos, hinos, cultos, reuniões, etc. É errônea a idéia de abolir a igreja local, por causa da hipocrisia que existe dentro dela, ou qualquer outra causa atribuída por pessoas que estão propagando esta idéia. Exemplo disto está na própria bíblia, quando nos mostra o céu, quando adoraremos perfeitamente e totalmente a Deus, iremos também nos curvar, cantaremos hinos, e isto sem dúvida nenhuma é uma forma externa de culto.

1) Formas de expressão:
Compartilhando - Salmos 9:1; Salmos 105:2
Com instrumentos – Salmos 149 :3
Cantando – Salmos 28:7; Salmos 89:1
Salmodiando – Salmos 30:4; Salmos 47:6
Dançando – Salmos 150:4; Ex. 15:20
Com palmas – Salmos 47:1; Salmos 98:8
Com bandeiras – Salmos 20:5
Erguendo as mãos – Salmos 134:2; Salmos 63:4
Orando – Fl. 4:6
Com os lábios – Salmos 63:3; Salmos 119:171
Com ações de graça – Salmos 147:7; Salmos 92:1; Salmos 136:1
Bendizendo – Salmos 134:1

A.1 Não ao julgamento
Romanos 14
I João 1:7

A. 2 Rito interno – a adoração em espírito e em verdade
Sem dúvida é uma parte muito importante, pois sem ela, o culto externo perde o seu valor (Is 1:10-16; I Sm 15:22)
Isto prova como o rito em si mesmo não tem valor algum, aliás, se não for acompanhado pelo culto interno, o Senhor o tem abominável.
O rito interno pode ser apresentado através de três idéias.



B.1 Meditação

Quando está adorando, o homem faz uma idéia de Deus, imagina como seria Deus. Não tentando estabelecer uma idéia fotográfica d’Ele ou uma imagem física na mente, mas usando palavras bíblicas, ou expressões que definam Deus. Is. 6:1

B.2 Necessidade

O homem, quando entra na presença do Senhor, vendo a sua grandeza, santidade, e poder, precisam reconhecer a sua pequenez.
O homem que não sente sua condição de pecaminosidade está sem condições de estar na presença de Deus, não podendo verdadeiramente adorá-lo. Quando vemos a glória de Deus, nosso pecado é perdoado em Cristo Jesus, a nossa adoração vai estar temperada de temor e tremor. Salmos 47:2; Is. 6:5

B.3 Coração Teocêntrico – base da verdadeira adoração

Reconhece os atributos de Deus Salmos 139:7-9; I Co 29:11-13
Reconhece o senhorio de Deus I Co 10 :31; II Co 5:15 Fp. 1:21;
Rm 8:28; At. 16:25
Reconhece as obras de Deus – Salmos 40:5; Salmos 111:1-2
Lc. 19:37
Louva com entendimento – Salmos 47:7; I Co 14:15
Louva com o coração – Salmos 138:1
Com gratidão Cl. 3:15; I Ts 5:18
Com ações de graça Salmos 147:7; Salmos 92:1
Constantemente Salmos 71:6; Salmos 146:2
Espontaneamente Salmos 51:15; Is. 51:1
Só por causa da graça Hb. 13:15; Rm 5:1-2

O Homem sente a alegria de estar perdoado, por se sentir realizado intimamente, cumprindo a finalidade para qual Deus o fez, o criou. É impossível o homem gozar da presença de Deus antes de adorá-lo verdadeiramente.

6. Conclusão geral

O Senhor procura verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade, mas esta busca não está sendo satisfeita. Temos muitas pessoas no culto, nas igrejas, mas pouco adoradores.
O fruto de uma adoração genuína é o gozo e realização interna. Porque não estamos sentindo isso? Quantos adoradores existem na sua igreja? Você está sendo um adorador verdadeiro? Que você vai fazer agora?

Extraído do site dos Vencedores por Cristo

2 comentários:

  1. "É errônea a idéia de abolir a igreja local, por causa da hipocrisia que existe dentro dela, ou qualquer outra causa atribuída por pessoas que estão propagando esta idéia. "

    É errônea a idéia de que isso é possível...

    Como vamos abandonar a igreja se a igreja somos nós?

    Todos os Santos fazem parte do corpo de Cristo. O local onde os santos se reúnem pouco importa, templo, casa, local público. A congregação existe independente de local. Mas é necessário a comunhão e relacionamento entre os crentes em Jesus.

    Voltemos a simplicidade do Evangelho de Cristo.

  2. A igreja somos nós, mas ainda creio no templo como um lugar fundamental. Não sou entretanto contra igrejas q se reunem exclusivamente fora de templos, até as admiro pela coragem, mas não sou da opinião de simplesmente destruir a igreja "templo de pedras feitos por mãos". Já expus essa opinião minha aqui: http://grindlie.blogspot.com/2011/04/que-igreja-se-exploda.html

Postar um comentário

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Palavras da Verdade

2014 (1) Aborto (4) acepção de pessoas (2) adoração (7) adversidade (1) África (1) amizade (1) amor (15) amor de Deus (11) aniversário (1) ano novo (2) anorexia (1) ansiedade (4) anticristo (1) antropocentrismo (1) Apologética (9) Apologética - Ekklésia (2) Apologia (1) arado (1) Argumento Cosmológico (1) arte (1) artes marciais (1) artistas (1) árvore da vida (1) Assembléia de Deus (1) astrologia (1) ateismo (1) ateísmo (4) atitude (3) ato profético (2) auto-estima (2) banda (1) Banda Envoy (1) batalha espiritual (1) batalhas (1) Beijo (3) bençãos (1) Bíblia (10) bíblico (1) blasfêmia (4) blog (3) boatos (2) brasil (2) C. S. Lewis (1) caminho (2) capitalismo (1) Carnaval (3) Cartas (2) cartas de Paulo (1) casamento (6) casamento homossexual (1) cds (1) Céu (1) chavões (1) Ciência e Fé (1) citações (1) CMFreak (1) coisas da alma (1) Comportamento (5) Confiança em Deus (5) confiar (1) confissão (1) conflitos (2) conforto (1) conhecimento (1) consumismo (3) contenda (3) contexto (1) controle de Deus (5) convicção (1) cordeiro (1) corrupção (1) Cosmovisão (1) Cotidiano (13) crente raimundo (2) crer (1) Criação do mundo (1) crianças (5) cristão (8) cristianismo (5) Cristo (6) critica (1) críticas (5) Crônicas Eclesiásticas (1) cruz (4) cultura (1) cura espiritual (1) Davi (1) decepção (1) declarações falsas (1) degradação dos lares (1) democracia (1) Denúncias - Falsas doutrinas (4) dependência de Deus (4) depressão (1) desabafo (2) desafios (1) Desciclopédia (1) desejos carnais (1) desperdício (1) desprezo (2) Destaque (1) Destaques (1) destinos (2) Destruíndo a mentira (4) desviados (1) Deus (16) Devocionais (2) devocional (1) Dia das Crianças (2) diabo (1) dicotomias (1) dinheiro (2) direito animal (1) discussões (1) distorção (1) divisão (3) divórcio (1) dízimo (1) dízimos (1) doutrinas (2) download (6) droga (1) Ebooks (7) Edir Macedo (3) egoísmo (1) Eleições 2010 (2) Eliel Vieira (2) elogios (1) erros (4) escarnecedor (1) escolhas (1) Espírito (1) espiritualidade (6) estilo musical (3) estudos (4) eternidade (1) eu (3) evangelho (13) Evangelicalismo (2) Evangelismo (7) Eventos (2) exegese (1) exéquias (1) Existência de Deus (1) experiências (1) Expiação (1) expressões idiotas (1) extremismo (1) falatório (1) falsa (1) falso evangelismo (1) falsos apóstolos (2) Falsos profetas (6) fama e fortuna (1) família (2) fanatismo (2) farisaísmo (9) (9) feiura (2) felicidade (1) feminismo (1) festa (2) Ficha Limpa (1) fidelidade (1) filhos (1) Filosofia (2) Fofoca (7) fogueira santa (1) fome (1) forever alone (4) frases (1) fundamentalismo (6) futuro (2) Garota Cristã (1) Genizah (5) glória apenas a DEUS (4) Gospel (18) graça (5) guerra (1) Hardcore cristão (1) hebraismo (1) hedonismo (2) Heresias (10) Hermes Fernandes (2) hino (1) Hipocrisia (3) Homem (3) Homossexualidade (3) homossexualismo (1) honestidade (1) honra (1) humor (10) idéias (1) Idolatria (3) Igreja (20) igreja adormecida (11) Igreja Batista Westboro (1) Igreja não-institucional (1) Igreja Universal (1) imagens (6) imoralidade (1) ímpio (1) Internet (1) interpretações (2) intervenção (1) Intimidade (2) ironia (2) Jesus (20) João Batista (1) jornada (1) José Wellington (1) jugo desigual (1) Juízo Final (1) justiça (2) juventude (1) le penseur (5) legalismo (1) lembranças (1) letras (32) liberdade religiosa (1) LIBRAS (1) Liderança. Missões (1) líderes evangélicos (3) links (1) liturgia (1) Livre Pensamento (1) lixo (3) Lobos (1) logos (1) loucura (1) louvor (4) louvorzão (1) lutas (2) luz (1) Macumba (1) mandinga (1) manifesto (2) manipuladores (1) Marco Feliciano (2) Marketing da Fé (1) Martin Luther King (1) masturbação (2) meditação (4) meditações (7) Melhor de Deus (1) memorando (5) meninas (1) mensagem (1) Mensagens (1) mentiras (2) mercantilismo (2) metal (9) mídia (2) milha (1) ministério (1) Ministérios Jovens (1) missionários (2) missões (7) missões urbanas (4) misticismo (1) Modas (1) momentos (1) moral (1) Morte por amor (1) Movimento Underground (6) mulher (1) mundanismo (2) mundo (1) musica (1) música (40) Música para crianças (1) música ruim (4) Música secular (4) namoro (6) Não Morda a Maçã (1) narcisismo (1) natal (1) natureza (2) Necessidades Espirituais (1) Negar a fé (2) neopentecostalismo (2) neutralidade (1) Nostradamus (1) notícias (2) nova era (1) Nova geração (1) obra de Deus (2) obrigação (1) ocidente (1) ódio (1) ofertas (1) óleo santo (2) Opinião (1) oração (3) orgulho (1) paciência (1) padrão de beleza (3) pagão (1) paixão (3) palavra (2) palavras (1) para pensar (1) parábolas (1) parcialidade (1) partidarismo (1) Pascoa (1) pastor (3) pastores ladrões (4) Paulo (1) paz (1) pecado (12) pedofilia (1) pensamentos (14) pentecostalismo (1) perfeito (1) perguntas (1) perversão sexual (3) pessoas (1) planeta (1) planos (1) pobreza (1) Podcast (1) poder de Deus (1) poema (1) Poeminhas (2) Poesia (10) politica (4) política (7) ponto eletrônico (1) Pornografia (3) portas abertas (1) práticas humanas (4) preconceito (4) pregação (2) prostituição (1) protesto (1) Provérbios (1) Púlpito (1) Púlpito Cristão (3) púlpito político (6) R.R. Soares (1) rapidinha (1) razão (1) realidade (1) rebelde (1) reflexão (24) reflexões (36) Rei (1) Reino (2) rejeição (1) relacionamento amoroso (3) Relacionamentos (4) religião (2) religiões (2) religiosidade (12) Renascer em Cristo (1) Renato Vargens (2) respeito (2) Resposta dos hereges (2) reviews (1) Ricardo Gondim (2) ritmo (1) rock (2) romanos (1) rosa ungida (1) sabedoria (3) sacrifício (3) Salmos (1) salvação (2) Samuel Câmara (1) Sandro Baggio (1) santidade (7) Santificação (3) Santo (1) Sarah Sheeva (1) satanismo (4) Satanologia da Prosperidade (19) saudade (1) Secular (1) segredos (1) sentimentos (6) ser completo (1) sexo (8) Shows (3) signos (1) Silas Malafaia (8) símbolos (1) sinais (2) soberania (2) Sociedade (4) sofrimento (2) solidão (1) solteiros (1) sonhos (1) Steve Jobs (1) stress (1) subversão (1) sujeira (2) talentos (1) televangelismo (1) tempo (1) Tempo pra Deus (1) teocracia (1) Teologia (3) Teologia da Prosperidade (15) teologia relacional (1) Teoria da Conspiração (2) terapia do amor (25) terrorismo (1) Testemunhos (2) texto fora de contexto (1) trabalho (3) tradução (3) traição (3) tribos urbanas (1) tribulação (1) Twitter (1) UFC (1) unção (1) V.E.R. (2) Valdomiro Santiago (1) valores (3) ventre (1) verdade (10) verdades (5) Vício (1) vida (6) vida cristã (10) vida sentimental (35) vidas (1) Vídeo (9) Vídeos (12) vingança (1) violencia (1) vitória (1) volta de Cristo (1) vontade de Deus (5) voto consciente (2) William Lane Craig (1)