A pirâmide das necessidades espirituais

Olá gente! Depois de um tempo, eu to de volta com um post novo! O que quero compartilhar hoje tem a ver com missões e com liderança de ministérios.
Não sei se você já ouviu falar na pirâmide das necessidades humanas de Maslow. Se você já estudou um pouco de administração ou já leu "O Monge e o Executivo"(recomendo!), provavelmente já ouviu falar. A pirâmide das necessidades é esse desenho aí em cima. Ela mostra as necessidades humanas, distribuidas numa hierarquia, de forma que as necessidades mais abaixo da pirâmide devem ser satisfeitas primeiro, e depois as mais acima. Se analisarmos o gráfico, notamos que as primeiras necessidades que devem ser satisfeitas são as necessidades fisiológicas, como alimentação, moradia, saneamento básico, etc. Depois vem as necessidades de segurança, as necessidades sociais, ou seja, necessidade de se relacionar, de ser aceito, seguindo da necessidade da auto-estima, e por ultimo, alto-realização, que seria a pessoa conseguir ser o melhor naquilo que faz ou no que é. A pirâmide de necessidade de Maslow é usada na área de motivação de pessoas.
Refletindo nisso, pensei em criar uma pirâmide das necessidades espirituais. Analogamente minha pirâmide tem 5 partes:




Vamos estudá-la, então! Começando pela necessidade mais básica: Salvação. Salvação é a necessidade mais básica do ser humano, pois "o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou o que daria o homem em troca de sua alma?". Você tentar tratar de outra necessidade espiritual de uma pessoa sem pensar na salvação é o mesmo que você querer, por exemplo, pensar em cuidar da auto-estima de uma pessoa que está prestes a morrer por conta da fome. Ainda que você fosse o melhor motivador do mundo, não ajudaria aquela pessoa, pois ela tem necessidades muito mais importantes.
A próxima necessidade a ser tratada é a segurança de salvação. Refletindo logicamente, você pode chegar à conclusão que ninguém vai conseguir se satisfazer em Jesus vivendo numa incerteza, achando que é salvo, mas sem saber se amanhã ainda será. A Bíblia diz ser possível obter a certeza da salvação.  Em 2 Pedro 1:10 diz  que os crentes deveriam "procurar confirmar a sua vocação ou eleição", ou seja, confirmarem a sua salvação. e Tiago, na sua carta, explica como:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano,E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tg 2 14:18

A salvação só pode ser confirmada por meio de boas obras. Infelizmente, hoje em dia as pessoas estão sendo levadas à segurança da salvação, sem terem de fato sido salvas. Isso é um grande problema. Quando você estuda a biografia dos grandes cristãos do passado (Recomendo a leitura do livro "Heróis da fé" de Orlando Boyer), você nota que eles demoravam meses, até anos, lutando para terem certeza de salvação. O resultado, é que eles tornavam-se cristãos muito mais espirituais do que os de hoje em dia.
Há muitas pessoas na igreja, que chegaram a uma certeza de salvação, mais ainda não foram salvas.
A próxima necessidade seria a comunhão. Eu acredito que a comunhão tem muito a ver com a questão de confirmar a salvação, já que também inclui boas obras. Mas, resolvi destacar aqui, por conta da crise de comunhão que a igreja vive hoje. A comunhão é algo tão importante, que toda a Bíblia é resumida por Jesus em amor a Deus e ao próximo. Foi isso o que Jesus respondeu quando perguntaram a ele qual seria o mandamento mais importante da lei:
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mt 22:37-41)

 No livro de 1 João, João o apóstolo diz que "quem ama a Deus, também deve amar seu irmão"(1 Jo 4:21) e que "quem não ama seu irmão a qual não viu, como pode amar a Deus a quem não viu?". Todos esse mandamentos sobre comunhão existem porque temos necessidade de comunhão. Por isso, desde o princípio, Deus afirma que "não é bom que o homem esteja só"(Gn 2:18). Porém, temos que ter cuidado para não cair na ilusão que suprindo a comunhão, automaticamente estaremos oferecendo salvação. Comunhão é muito importante, mas se damos comunhão a pessoa, sem tratar da salvação da sua alma, apenas estamos fazendo amizade com futuros habitantes do inferno.
O próximo ponto é o conhecimento de Deus. Pedro em sua 2ª carta diz que devemos procurar crescer na "graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Pe 3:18). Talvez você esteja imaginando que conhecimento de Deus trate só de conhecer da Bíblia, aquele papo de teologia e tal. Estudar a Bíblia e aprender de teologia é muito importante. Mas, eu creio que devemos ir além disso. Buscar experiências com Deus, buscar o agir do Espírito Santo em nossas vidas. Conhecer Deus na prática. Isso vai te dar força. Vai te trazer a felicidade. Afinal, o que você acha que vamos fazer no céu? Jesus responde:


E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo 17:3


Muitas pessoas não buscam conhecer a Deus porque o buscam apenas pelo que Ele pode proporcionar. Mas, a verdadeira satisfação encontra-se no próprio Deus. Como diria um famoso pastor (John Piper), "Deus é a única pessoa na qual a melhor coisa que Ele pode nos dar é a si mesmo." Davi compreendeu isso, e disse num dos Salmos "Tu és minha porção, outro bem não possuo senão a ti" (Sl 16:2 ARA). Davi era muito rico e poderoso, e ele diz que não possui algo tão valioso quando o próprio Deus.
A ultima necessidade espiritual é missões. Talvez você entenda missões como obrigação, e até eu muitas vezes tenho entendido. Mas, missões é algo que nós necessitamos fazer. Se temos comunhão e conhecimento de Deus, e sentimos alegria em conhecer a Deus, é natural que essa alegria se transborde até aos outros. Não foi a toa que Deus escolheu esse método para levar a salvação até as pessoas. Mais uma vez vemos nisso como Deus se preocupa com nossa satisfação. Não é a toa o "ide e fazei discípulos" (Mt 28:19).


Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas como dizia meu tio, o pr. João Damasceno, Deus mandou eu entregar o rolo inteiro (rsrsrsrsrs). Espero que este texto tenha ajudado líderes a repensarem as necessidades espirituais dos seus liderados e também a nós mesmos repensarmos nossas necessidades espirituais.
A ideia está aberta para modificações. Se alguém tiver ideias para melhorarmos nossa pirâmide, pode enviar pelos comentários.

1 comentários:

  1. Geliarde disse...

    A palavra de Deus é clara no sentido de que a fé verdadeira produz obediência, todavia, a salvação não pode ser avaliada pelas obras. Pois, se assim você pregar cairá fatalmente no erro do legalismo. A salvação é um dom de Deus. E é por meio da fé, [...não das obras para que ninguém se glorie...]. Para o homem é difícil entender a mente de Deus, logo, entendo que se deve parar por aí...Deixa Deus decidir quem vai ou não para o céu. Nosso trabalho é apenas pregar...

Postar um comentário

Nós do "Destruindo a Mentira" no momento não temos política de moderação de comentários, entretanto pedimos aos leitores do blog que tenham o mínimo de bom senso. Caso sejam detectados comentários com pornofonias (palavrões), xingamentos sem sentido ou do tipo "não toqueis no meu ungido" ou "não julguem para não serem julgados" serão sumariamente excluídos e poderemos inclusive tentar entrar em contato com quem enviou o comentário, caso não seja um anônimo, para que ele tenha mais respeito.

Ah, se você é anônimo, não se garanta por isso, porque embora nós não possamos saber quem você é, DEUS SABE e Ele poderá julgar o que você está escrevendo, pois daremos conta de cada palavra que dissermos, boas ou más.

Por enquanto é só. Ah, por favor, faça-nos felizes e comentem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Palavras da Verdade

2014 (1) Aborto (4) acepção de pessoas (2) adoração (7) adversidade (1) África (1) amizade (1) amor (15) amor de Deus (11) aniversário (1) ano novo (2) anorexia (1) ansiedade (4) anticristo (1) antropocentrismo (1) Apologética (9) Apologética - Ekklésia (2) Apologia (1) arado (1) Argumento Cosmológico (1) arte (1) artes marciais (1) artistas (1) árvore da vida (1) Assembléia de Deus (1) astrologia (1) ateismo (1) ateísmo (4) atitude (3) ato profético (2) auto-estima (2) banda (1) Banda Envoy (1) batalha espiritual (1) batalhas (1) Beijo (3) bençãos (1) Bíblia (10) bíblico (1) blasfêmia (4) blog (3) boatos (2) brasil (2) C. S. Lewis (1) caminho (2) capitalismo (1) Carnaval (3) Cartas (2) cartas de Paulo (1) casamento (6) casamento homossexual (1) cds (1) Céu (1) chavões (1) Ciência e Fé (1) citações (1) CMFreak (1) coisas da alma (1) Comportamento (5) Confiança em Deus (5) confiar (1) confissão (1) conflitos (2) conforto (1) conhecimento (1) consumismo (3) contenda (3) contexto (1) controle de Deus (5) convicção (1) cordeiro (1) corrupção (1) Cosmovisão (1) Cotidiano (13) crente raimundo (2) crer (1) Criação do mundo (1) crianças (5) cristão (8) cristianismo (5) Cristo (6) critica (1) críticas (5) Crônicas Eclesiásticas (1) cruz (4) cultura (1) cura espiritual (1) Davi (1) decepção (1) declarações falsas (1) degradação dos lares (1) democracia (1) Denúncias - Falsas doutrinas (4) dependência de Deus (4) depressão (1) desabafo (2) desafios (1) Desciclopédia (1) desejos carnais (1) desperdício (1) desprezo (2) Destaque (1) Destaques (1) destinos (2) Destruíndo a mentira (4) desviados (1) Deus (16) Devocionais (2) devocional (1) Dia das Crianças (2) diabo (1) dicotomias (1) dinheiro (2) direito animal (1) discussões (1) distorção (1) divisão (3) divórcio (1) dízimo (1) dízimos (1) doutrinas (2) download (6) droga (1) Ebooks (7) Edir Macedo (3) egoísmo (1) Eleições 2010 (2) Eliel Vieira (2) elogios (1) erros (4) escarnecedor (1) escolhas (1) Espírito (1) espiritualidade (6) estilo musical (3) estudos (4) eternidade (1) eu (3) evangelho (13) Evangelicalismo (2) Evangelismo (7) Eventos (2) exegese (1) exéquias (1) Existência de Deus (1) experiências (1) Expiação (1) expressões idiotas (1) extremismo (1) falatório (1) falsa (1) falso evangelismo (1) falsos apóstolos (2) Falsos profetas (6) fama e fortuna (1) família (2) fanatismo (2) farisaísmo (9) (9) feiura (2) felicidade (1) feminismo (1) festa (2) Ficha Limpa (1) fidelidade (1) filhos (1) Filosofia (2) Fofoca (7) fogueira santa (1) fome (1) forever alone (4) frases (1) fundamentalismo (6) futuro (2) Garota Cristã (1) Genizah (5) glória apenas a DEUS (4) Gospel (18) graça (5) guerra (1) Hardcore cristão (1) hebraismo (1) hedonismo (2) Heresias (10) Hermes Fernandes (2) hino (1) Hipocrisia (3) Homem (3) Homossexualidade (3) homossexualismo (1) honestidade (1) honra (1) humor (10) idéias (1) Idolatria (3) Igreja (20) igreja adormecida (11) Igreja Batista Westboro (1) Igreja não-institucional (1) Igreja Universal (1) imagens (6) imoralidade (1) ímpio (1) Internet (1) interpretações (2) intervenção (1) Intimidade (2) ironia (2) Jesus (20) João Batista (1) jornada (1) José Wellington (1) jugo desigual (1) Juízo Final (1) justiça (2) juventude (1) le penseur (5) legalismo (1) lembranças (1) letras (32) liberdade religiosa (1) LIBRAS (1) Liderança. Missões (1) líderes evangélicos (3) links (1) liturgia (1) Livre Pensamento (1) lixo (3) Lobos (1) logos (1) loucura (1) louvor (4) louvorzão (1) lutas (2) luz (1) Macumba (1) mandinga (1) manifesto (2) manipuladores (1) Marco Feliciano (2) Marketing da Fé (1) Martin Luther King (1) masturbação (2) meditação (4) meditações (7) Melhor de Deus (1) memorando (5) meninas (1) mensagem (1) Mensagens (1) mentiras (2) mercantilismo (2) metal (9) mídia (2) milha (1) ministério (1) Ministérios Jovens (1) missionários (2) missões (7) missões urbanas (4) misticismo (1) Modas (1) momentos (1) moral (1) Morte por amor (1) Movimento Underground (6) mulher (1) mundanismo (2) mundo (1) musica (1) música (40) Música para crianças (1) música ruim (4) Música secular (4) namoro (6) Não Morda a Maçã (1) narcisismo (1) natal (1) natureza (2) Necessidades Espirituais (1) Negar a fé (2) neopentecostalismo (2) neutralidade (1) Nostradamus (1) notícias (2) nova era (1) Nova geração (1) obra de Deus (2) obrigação (1) ocidente (1) ódio (1) ofertas (1) óleo santo (2) Opinião (1) oração (3) orgulho (1) paciência (1) padrão de beleza (3) pagão (1) paixão (3) palavra (2) palavras (1) para pensar (1) parábolas (1) parcialidade (1) partidarismo (1) Pascoa (1) pastor (3) pastores ladrões (4) Paulo (1) paz (1) pecado (12) pedofilia (1) pensamentos (14) pentecostalismo (1) perfeito (1) perguntas (1) perversão sexual (3) pessoas (1) planeta (1) planos (1) pobreza (1) Podcast (1) poder de Deus (1) poema (1) Poeminhas (2) Poesia (10) politica (4) política (7) ponto eletrônico (1) Pornografia (3) portas abertas (1) práticas humanas (4) preconceito (4) pregação (2) prostituição (1) protesto (1) Provérbios (1) Púlpito (1) Púlpito Cristão (3) púlpito político (6) R.R. Soares (1) rapidinha (1) razão (1) realidade (1) rebelde (1) reflexão (24) reflexões (36) Rei (1) Reino (2) rejeição (1) relacionamento amoroso (3) Relacionamentos (4) religião (2) religiões (2) religiosidade (12) Renascer em Cristo (1) Renato Vargens (2) respeito (2) Resposta dos hereges (2) reviews (1) Ricardo Gondim (2) ritmo (1) rock (2) romanos (1) rosa ungida (1) sabedoria (3) sacrifício (3) Salmos (1) salvação (2) Samuel Câmara (1) Sandro Baggio (1) santidade (7) Santificação (3) Santo (1) Sarah Sheeva (1) satanismo (4) Satanologia da Prosperidade (19) saudade (1) Secular (1) segredos (1) sentimentos (6) ser completo (1) sexo (8) Shows (3) signos (1) Silas Malafaia (8) símbolos (1) sinais (2) soberania (2) Sociedade (4) sofrimento (2) solidão (1) solteiros (1) sonhos (1) Steve Jobs (1) stress (1) subversão (1) sujeira (2) talentos (1) televangelismo (1) tempo (1) Tempo pra Deus (1) teocracia (1) Teologia (3) Teologia da Prosperidade (15) teologia relacional (1) Teoria da Conspiração (2) terapia do amor (25) terrorismo (1) Testemunhos (2) texto fora de contexto (1) trabalho (3) tradução (3) traição (3) tribos urbanas (1) tribulação (1) Twitter (1) UFC (1) unção (1) V.E.R. (2) Valdomiro Santiago (1) valores (3) ventre (1) verdade (10) verdades (5) Vício (1) vida (6) vida cristã (10) vida sentimental (35) vidas (1) Vídeo (9) Vídeos (12) vingança (1) violencia (1) vitória (1) volta de Cristo (1) vontade de Deus (5) voto consciente (2) William Lane Craig (1)